2018/04/21

EarthNow quer ser um Google Earth com imagens em tempo real


Os tempos em que se brincava com a eventualidade do Google Earth um dia nos poder dar imagens em tempo real do nosso planeta parecem aproximar-se do fim, com a EarthNow a querer tornar essa ideia realidade.

Num mundo tecnológico como o nosso, poderá ser um pouco estranho que ainda não se tenha disponível uma forma de ver todo o nosso planeta do espaço em tempo real - isto é, uma forma que seja acessível a todos, já que seguramente essa é uma capacidade que certo países terão para os seus próprios interesses... mas mesmo assim limitando-se a poder observar apenas partes do planeta e por períodos de tempo reduzidos.

A EarthNow quer lançar uma constelação de satélites que possibilite uma visão completa de todo o globo em tempo real, 24 horas por dia. E a parte interessante é que, para além dos habituais contratos com governos e empresas, a ideia será também disponibilizar o acesso a essas imagens em tempo real a todas as pessoas.

Por agora não são avançadas datas nem estimativas de quando este serviço estará operacional, nem detalhes quanto à resolução das imagens, sendo no entanto referido que será possível detectar embarcações a fazer pesca ilegal, ou seguir as baleias de maiores dimensões. As potencialidades são imensas: imagine-se, no caso incêndios, ter acesso instantâneo às imagens do que está a acontecer e como o fogo está a progredir e/ou a reagir aos esforços dos bombeiros; analisar coisas com a erosão da costa, desflorestação, crescimento de culturas, ou de se poder ver o estado do trânsito em tempo real em qualquer estrada que se deseje ver - ou de qualquer outra coisa, em qualquer ponto do planeta.

Para isso a EarthNow diz ter desenvolvido tecnologia revolucionária que permitirá fazer o processamento das imagens e a sua transmissão de forma hiper-eficiente (diz que o poder de processamento em cada um dos seus satélites será superior ao de todos os satélites actualmente em órbita combinados). E agora, só falta demonstrar que realmente assim o é na realidade.

Quanto isto se vier a concretizar - e quer seja a EarthNow ou outra empresa, é certo que será apenas uma questão de "quando" e não de "se" - já estou a imaginar algumas pessoas a apontarem luzes para o céu, para se verem "instantaneamente" vistas do espaço! :)

4 comentários:

  1. Levantam-se, claro, questões de privacidade

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não esperem grande qualidade de imagem, há leis nos "States" que impossibilitam imagens de qualidade acessíveis ao público.

    ResponderEliminar