2018/04/03

RemoveDEBRIS já está no espaço com objectivo de apanhar lixo espacial


Demonstrando que não estamos só preocupados em mandar "lixo" para o espaço, o mais recente lançamento de um Falcon 9 da SpaceX levou também um satélite experimental que tem como missão testar técnicas de apanhar lixo espacial.

O RemoveDEBRIS vai começar de forma bem humilde, tentado capturar dois micro-satélites que ele próprio irá lançar, sendo que no processo irá avaliar várias técnicas de recuperação que poderão ser usadas no futuro para limpar a nossa órbita do lixo espacial que possa constituir perigo para outros satélites - algo que se tornará indispensável à medida que se for tendo cada vez mais satélites em órbita.

Este satélite irá testar um método que recorre a uma rede para "pescar" satélites (opção que será recomendável para satélites que possam estar a girar de forma descontrolada); outro que recorre a um arpão; e ainda outro que adiciona uma "vela" para actuar como travão e acelerar o processo de reentrada.

... Se imaginarmos que a SpaceX quer criar uma constelação com milhares de satélites em órbita (e outras empresas têm planos idênticos), parece-me que não irá haver falta de trabalho para uma frota de satélites de limpeza como este, capazes de garantir que está tudo sob controlo (esperemos não ter que chegar ao ponto de usar um destes satélites de limpeza para remover outro satélite de limpeza que tenha ficado descontrolado! :)


Actualização: o teste de apanhar lixo com a rede já foi feito com sucesso.

1 comentário:

  1. Já há algum tempo que falam neste problema, mas sempre imaginei que só daqui a muitos anos (quando já tivessem havido vários acidentes por excesso de lixo espacial) é que alguém iria fazer alguma tentativa de limpar este lixo, mas pelos vistos já está a acontecer... mais um caso em que a realidade se antecedeu à ficção/expectativa.

    ResponderEliminar