2018/04/25

Taxa da cópia privada já rende milhões


A nossa absurda taxa da cópia privada está a render valores milionários, mas continua por esclarecer como é que essas verbas estarão a ser distribuídas pelos artistas.

A nossa bem conhecida PL118 veio fazer com que os portugueses tenham que pagar taxa sobre todos os suportes digitais, para contemplar a eventualidade de algum dia poderem vir a lá armazenar uma cópia de um conteúdo protegido, e o resultado concreto é que esta taxa, que em 2015 tinha rendido menos de 600 mil euros, tenha disparado para quase 12 milhões de euros em 2016 e estimando-se que atingisse os 15 milhões de euros em 2017 - valor que se aproxima do orçamento anual do Programa de Apoio às Artes.

São milhões de euros injustamente subtraídos às carteiras dos portugueses, que estão a pagar uma taxa que não só é injusta em todos os casos em que um utilizador nunca irá guardar qualquer conteúdos protegido por direitos de autor (veja-se o caso dos discos rígidos em que só guardamos as nossas fotos e filmes das férias); como também é injusta ao ser cobrada quando lá armazenamos conteúdos que já são originalmente comprados em formato digital, como músicas e filmes comprados no iTunes, Google Play, etc. Isto para não falar nos conteúdos que permitem a utilização simultânea em diversos equipamentos... em cujo caso a injustiça é sempre a multiplicar: pois embora já se tenha pago o conteúdo digital e o direito a utilizá-lo em diversos equipamentos, também iremos pagar a taxa em todos esses equipamentos individualmente.


Para a AGECOP, que em Portugal recolhe esta taxa, para além de lhe ter saído um "euromilhões ao estilo tuga", o único problema é que está prestes a chegar ao limite daquilo a que pode por a mão: caso o valor supere os 15 milhões de euros, o excedente passará a ser atribuído ao Fundo de Fomento Cultural e "contribuir para financiar programas de incentivo à promoção de actividades culturais e à criação cultural e artística, com prioridade ao investimento em novos talentos".

Contra isso não tenho nada contra, e até acho que seria bastante mais lógico para lá redireccionar toda a receita da taxa da cópia privada; já que se mantém a grande dúvida sobre como é que a AGECOP fará a distribuição destes 15 milhões de euros que lhe "começaram a cair do céu" por conta da PL118. A teoria é a de que será usada para compensar os artistas que tão lesados estarão por culpa das cópias feitas por quem já comprou as suas obras... Mas... como é que isso funciona mesmo?

Como é que a AGECOP sabe que milhões de portugueses estarão a fazer cópias de determinada música de determinado artista? Sendo que, para complicar ainda mais as contas, não haverá qualquer relação entre qualquer sucesso actual e o número de cópias efectuadas (por exemplo, podemos ter uma música super bem sucedida, mas que as pessoas optam por ouvir maioritariamente a partir do YouTube - e a música que mais esteja a ser "copiada" para os discos, sejam álbuns de artistas mais antigos, que nem sequer estejam disponíveis no YouTube).

Muito curioso fico em saber que fórmula é que a AGECOP utilizará para distribuir os milhões aos artistas lesados...

7 comentários:

  1. a formula é simples 1 milhao para os artistas e 14 milhoes para os "artistas".
    mais ano menos ano isso vai dar barraca com desvios de verbas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do nosso país, mas ele há coisas em que é de se sentir vergonha absoluta... :(

    ResponderEliminar
  3. De facto esta, é de longe, a lei mais ridícula dos últimos tempos, absurda e sem lógica, não percebo como continua activa, depois de tantas incongruências e com tantas duvidas relativamente a sua utilidade (tirando o facto de encher os bolsos de alguns). Por isso tudo que é dispositivos com suporte digital de dados (discos, cartões, telemóveis e afins) mando vir de fora, mais precisamente da China, faço um 2 em 1, nem a maquina fiscal ganha (através dos métodos de envio que evitam alfandega) nem os ditos defensores dos direitos de autor através desta taxa ridícula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não necessitas de ir assim tão longe... podes mandar vir de espanha...

      Eliminar
  4. Tenho ideia de ter lido que a distribuição é baseada no sucesso comercial.

    ResponderEliminar
  5. Comigo não ganham nem 1 cêntimo, compro essas coisas todas em Espanha, maioritariamente na Amazon, então nem 1 cêntimo desse imposto fica para esses chulos.

    ResponderEliminar