2018/05/09

Apps Android vão ficar mais pequenas com o App Bundles


O Google I/O 2018 continua a trazer-nos novidades de hora a hora, e uma delas será de especial interesse para todos os que lidam com a falta de espaço para novas apps nos seus smartphones Android: o sistema App Bundles que vai reduzir o tamanho das apps.

Embora o nome não seja particularmente feliz, este novo sistema de App Bundles em Android permite aos developers especificarem que partes das suas apps são adequados para que dispositivos, e assim criar "pacotes" personalizados da app para cada equipamento individualmente, em vez de obrigarem a instalar uma única app "gigante" que esteja preparada para todos os equipamentos existentes.

Por exemplo, um jogo que esteja a ser instalado num smartphone com ecrã HD poderá dispensar o carregamento de imagens e vídeos em Full HD; ou toda a parte do interface pensada para correr num tablet. Mas as vantagens não se limitam apenas aos jogos, e até apps como o Twitter conseguiram uma redução de 35% no tamanho ao utilizarem este sistema (noutras apps, as poupanças podem chegar aos 50%.)

A ideia é interessante, mas não é propriamente inovadora... pois é algo que já existe há bastante tempo no iOS, e que surgiu precisamente para lidar com a também crescente fragmentação da plataforma (iPhones com ecrãs de diferentes resoluções, iPads, etc.) Seja como for, são problemas que são comuns a todas as plataformas e que por isso devem também ser resolvidos em todas elas - e mais vale tarde do que nunca.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)