2018/05/10

Google Lookout vai permitir que os cegos vejam


Na sessão de abertura do Google I/O 2018 vimos algumas demonstrações impressionantes da capacidade de visão dos sistemas da Google, e essa inteligência vai também ser posta à disposição dos invisuais com a app Lookout.

O Google Photos há muito que tem a capacidade de reconhecer locais, pessoas e objectos nas fotos; o Google Lens faz ainda mais coisas (e agora em tempo real); pelo que não era preciso muito para imaginar as potencialidades desta tecnologia para auxiliar as pessoas que não conseguem ver - e é isso que a Google fez com a app Lookout.

A app Lookout vai tornar-se nos "olhos" dos utilizadores (a Google recomenda que seja utilizada com o smartphone pendurado ao peito, para que a câmara consiga ter uma visão ampla do que está a frente do utilizador), e poderá descrever - por voz - aquilo que está em seu redor: quer seja um sinal de saída, uma cadeira, ou outros objectos.

Os utilizadores têm diferentes modos à disposição: Home, Work & Play, Scan (e Experimental para funcionalidades experimentais) que ajustam o seu funcionamento em função das necessidades; sendo que no modo scan até podem ler as páginas de um livro, uma receita, ou o menu de um restaurante. Eventualmente, lá chegará o dia em que isto poderá estar disponível nuns óculos inteligentes, ajudando aqueles que mais precisam.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)