2018/05/19

Selfish Ledger da Google imagina o futuro da humanidade com base nos dados recolhidos


Um vídeo da Google da 2016 mostra-nos um futuro onde todos os dados sobre todas as pessoas são recolhidos e utilizados para direccionar - ou manipular - a própria evolução da sociedade.

Este vídeo "The Selfish Ledger" não poderia ter surgido em pior altura, quando as questões do direito à privacidade e o que é feito com os dados dos utilizadores tanto tem sido discutido. Criado pela sua divisão "X" que se dedica aos projectos mais "malucos", este vídeo quase poderia passar por um episódio da série Black Mirror, tal são as ideias que propõe, de recolher toda a data possível sobre toda e cada pessoa; e com isso criar uma espécie de DNA digital que poderia transcender gerações e servir para "melhorar" as gerações que se seguem.

É um cenário que tanto pode ser inspirador como preocupante, e que a Google prontamente clarificou dizendo que não se trata de nenhum produto ou serviço que tenham sequer considerado fazer, e que é apenas uma das "ideias malucas" nascida da sua secção X - que tem precisamente essa função.

Seja como for, será impossível não traçar alguns paralelos nesta apetência por dados e mais dados, que a Google tem, que já sabe por onde os utilizadores Android (e iOS, que aceitem usar o seu histórico de localização) andam; aquilo que pesquisam; os emails que recebem e enviam; os vídeos que vêem; que páginas visitam; que apps utilizam; que fotos tiram; onde, quando, e como; enfim... pouco há que não saibam.

... E considerando que estamos perante um gigante que até removeu o protagonismo do seu "don't be evil" do seu código de conduta... seguramente não abona nada a seu favor.


1 comentário:

  1. Fiz uma tradução do vídeo no google:

    https://www.youtube.com/watch?v=UZJkftlBriA&t=7s

    ResponderEliminar