2018/06/14

As colisões que o Autopilot da Tesla não consegue evitar


A Tesla anuncia o seu Autopilot como sendo mais seguro que um condutor humano, e já temos visto casos em que o sistema consegue evitar acidentes que seriam difíceis de evitar se o carro estivesse a ser conduzido manualmente; mas isso não invalida que noutros casos o sistema seja assustadoramente ineficaz.

Uma empresa de testes britânica pôs o Autopilot da Tesla à prova para relembrar que não se deve confiar demasiado nestes sistemas semi-autónomos, demonstrando como um Tesla pode colidir violentamente com um veículo parado na estrada.

A situação ocorre quando o Tesla com o Autopilot segue um veículo, e depois este muda para outra via revelando um automóvel parado (ou outro objecto). Antes de mais importa relembrar que esta situação é precisamente mencionada pela Tesla como sendo um dos casos em que o Autopilot não funciona devidamente; assim como nos casos de veículos parados na berma; e que cabe ao utilizador estar permanentemente atento e pronto para retomar o controlo da viatura.

O problema é que essa informação não é transmitida pela Tesla de forma tão evidente como a ideia de que o seu Autopilot é realmente capaz de conduzir o carro, ultimamente fazendo com que muitos condutores (por sua responsabilidade, é certo) optem por confiar demasiado no sistema. É algo que provavelmente não fariam se em vez de "Autopilot" o sistema se chamasse "lane-assist" ou algo que fosse mais adequado às suas reais capacidades.

Em abono da Tesla, a empresa tem feito alterações para desincentivar os abusos por vezes cometidos pelos condutores, e agora até já exige que mantenham as mãos no volante com muito maior frequência. Mas com tudo isto, aumenta ainda mais a curiosidade para saber quais serão as capacidades de condução 100% autónoma prometidas para Agosto.


6 comentários:

  1. Foram declarações da Tesla muito irresponsáveis, mesmo que depois tenham mudado o discurso , o que fica quase sempre retido são as primeiras declarações e quando alguém decide pagar o que estes veículos custam a partida tem de confiar na tecnologia que lhes foi impingida , eu não gosto da Tesla apesar de reconhecer o seu papel vanguardista, mas penso que irão morrer muito em breve .

    ResponderEliminar
  2. Das coisas mais terríveis que há - várias vias com transito com intensidade mas sem se compacto e um caro parado numa do meio.
    Já me aconteceu - os que iam à minha frente iam-se desviando para a esquerda e para a direita. mas ou ia distraído ou pensei que estavam a escolher a melhor forma de abordar o cruzamento. Até que o que ia à minha frente muda de via e e eu vejo um carro parado mesmo à minha frente. Só deu para travar a fundo. Terrífico.

    Não me custa a perceber a dificuldade dos Tesla nessa situação.

    ResponderEliminar
  3. Percebo perfeitamente... E concordo, mas o Tesla vai assim tão próximo do carro da frente? Aquilo não e distância de segurança nenhuma, especialmente áquela velocidade.. nem um humano

    ResponderEliminar
  4. Neste caso até trava bem rapido... o carro é de cartão e o Tesla para logo apos o embate e não é pela inercia do impacto. Duvido mesmo muito que um humano teivesse melhor prestação!

    ResponderEliminar
  5. Já cansa tanta conversa anti-auto-pilote...
    O vídeo é sobre os carros autónomos em geral mas todos os parágrafos falam só da tesla.
    O vídeo até dá um exemplo bem pior, de em BMW que não se consegue se manter na sua faixa e entra parcialmente em contra-mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é conversa anti-autopilot; é simplesmente chamar as coisas pelos nomes. A Tesla tem vendido a ideia de que o Autopilot é melhor do que é... e depois escuda-se no facto de nas instruções dizer que afinal o condutor tem que estar sempre atento. Só com todos estes acidentes e abusos dos condutores é que tem implementado as coisas que deveria ter desde início.
      (E ainda estou curioso para ver que tal serão as suas capacidades "100% autónomas" que têm dito que chegarão via actualização... quando não consegue lidar com casos como este.)

      Eliminar