2018/06/13

Autopilot da Tesla fica mais "chato" para os condutores


Com a primeira actualização com funcionalidades 100% autónomas prometidas para Agosto, por agora a Tesla cede às críticas e actualiza o Autopilot de forma a que os condutores mantenham as mãos no volante mais frequentemente.

Havendo um número crescente de acidentes de Tesla com o Autopilot activado (quer colisões com veículos parados nas bermas, quer o trágico acidente em que marcações confusas na estrada fizeram um Model X colidir com um separador de via) a Tesla responde às críticas de que o seu sistema é demasiado permissivo e promove a desatenção dos condutores. É que embora nos termos de utilização seja dito que o condutor se deverá manter permanentemente atento, a verdade é que a imagem associada ao Autopilot cria uma sensação de falsa segurança entre muitos condutores destes veículos.

Para contrariar isso a Tesla actualizou o sistema, que agora passa a ter um intervalo de tempo mais reduzido até começar a "chatear" os condutores para porem as mãos no volante. Agora o sistema começará a pedir ao condutor que reponha as mãos no volante ao fim de 30 segundos, contra os 2 minutos que eram permitidos até aqui.

O processo começa por ter um alerta no ecrã a pedir ao condutor que ponha as mãos no volante; se ele não o fizer o painel começará a piscar; depois começará a piscar mais rapidamente; se ainda assim não houver resposta o carro silencia o rádio e começa a dar um alerta sonoro em volume elevado. Caso este processo se prolongue sem qualquer resposta do condutor, o carro ligará os quatro piscas e iniciará uma paragem automática.

... Sabendo-se que nenhuma alteração é consensual, já surgiram condutores a reclamar desta alteração, dizendo que agora o Autopilot é tão chato ao exigir as mãos no volante, que já nem justifica a sua utilização. Talvez mudem de ideias caso esta "chatice" de terem que estar atentos à estrada e com a mão no volante venha a evitar que choquem contra um veículo parado, ou contra um separador central...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)