2018/06/11

Tesla promete primeiras capacidades 100% autónomas para Agosto


Dois anos após ter começado a equipar os seus automóveis com o hardware melhorado do Autopilot 2.0, Elon Musk diz que as suas capacidades de condução 100% autónoma começarão a chegar em Agosto deste ano.

Desde 2016 que todos os automóveis da Tesla estão equipados com o conjunto de sensores e hardware melhorado face às gerações anteriores, que lhes dá uma prometida capacidade de contarem com um sistema de condução 100% autónomo, mesmo que os clientes não escolham essa opção no momento da compra - uma opção que implica não só o pagamento de 5 mil dólares para terem o acesso ao "Enhanced Autopilot" como mais 3 mil dólares pelo modo "Full Self-Driving Capability".

São 8 mil dólares que, para quem os pagou pelo seu Tesla, têm deixado bastante a desejar, uma vez que as capacidades do Autopilot nestes novos Tesla ao longo destes dois anos nem sequer tem proporcionado aquilo que a geração anterior fazia. Só nos últimos meses é que a Tesla parece ter começado a lançar actualizações do Autopilot 2.0 que começam a tirar partido das capacidades acrescidas do seu hardware (só recentemente é que começou a mostrar os veículos nas faixas adjacentes) e agora surge é Elon Musk que anuncia que em Agosto chegará a actualização para a versão 9.0 que inclui as primeiras capacidades "full-self driving".

De referir que por "primeiras capacidades" ainda não se deverá referir a uma condução 100% autónoma (que por muito que Elon Musk repita continuará a ser bastante arriscada se não contar com sistemas como os LIDAR), mas seguramente poderá lidar com mais situações na estrada que o sistema actual, que é concebido apenas para assistência da condução em auto-estrada e vias rápidas.

Resta esperar que ao contrário da anterior promessa que dizia que estas capacidades chegariam até ao final de 2017, desta vez seja para cumprir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)