2018/06/18

Facebook abre olhos nas fotos com olhos fechados


O Facebook desenvolveu um sistema que poderá acabar com uma das situações que frequentemente pode arruinar uma foto: apanhar as pessoas com os olhos fechados.

Por muito que as câmaras digitais e smartphones tentem garantir que nas fotos contendo rostos as pessoas mantenham os olhos abertos, dita a realidade que há inúmeras pessoas que parecem estar amaldiçoadas com a propensão para ficarem sempre com os olhos fechados em quase todas as fotografias. Felizmente, tal como os sistemas que vieram corrigir os "olhos vermelhos", temos agora um novo sistema que poderá resolver a situação.

O Facebook desenvolveu um sistema que é capaz de manipular as imagens e literalmente abrir os olhos em fotos de rostos com os olhos fechados.



A tarefa é mais difícil do que pode parecer, mesmo tendo acesso a fotos da mesma pessoa com os olhos abertos para servirem de referência. Isto porque mesmo quando se tenta "colar" olhos da mesma pessoa de outra fotografia para aquela em que se está com os olhos fechados, o resultado é quase sempre um "desastre". Na imagem acima temos, da esquerda para a direita, uma foto que serve de referência para um rosto com os olhos abertos, uma foto original com os olhos fechados, o que acontece se tentarmos simplesmente colar os olhos da primeira foto em cima da segunda, e por fim, os resultados obtidos pelo sistema criado pelo Facebook... e que passariam por fotos reais.

As crescentes capacidades de manipulação de imagens já nos demonstraram que não podemos acreditar no que vemos e que potencialmente poderão ter aplicações nefastas; mas desta vez temos um caso que poderá ser benéfico para milhões de pessoas em todo o mundo. E não esquecer que, quando o Facebook disponibilizar este sistema (ou algum outro serviço o implementar) o poderemos aplicar para recuperar todas aquelas fotos já tiradas, e onde alguém ficou com os olhos fechados.

... Eventualmente, até antevejo que, à semelhança das sugestões que o Google Photos faz para virar fotos "de lado", também possa vir a sugerir "quer abrir os olhos das pessoas nesta foto?" :)

1 comentário:

  1. Aparências e ilusões...

    Eis a filosofia que rege as novas gerações.

    ResponderEliminar