2018/06/27

Facebook quer espiar utilizadores usando microfone dos smartphones


O Facebook registou uma patente que permite espiar os utilizadores usados sinais sonoros inaudíveis, e que chega num dos piores momentos possíveis para uma empresa numa situação delicada quanto às questões dos abusos da privacidade dos seus utilizadores.

Existem muitas apps que já recorrem a sistemas de análise de dados que usam o microfone para escutar sinais sonoros para determinar se os utilizadores ouviram determinado anúncio publicitário na TV ou rádio, ou se passaram em determinadas lojas, etc. (e que nos relembram os motivos pelos quais não se deve dar permissões ao microfone, ou qualquer outro acesso, a apps que o peçam "só por pedir") - mas o Facebook quer levar isso ainda mais além.

Segundo a patente do Facebook, o sistema teria capacidade para activar automaticamente o microfone quando fosse enviado um sinal sonoro inaudível, inserido em publicidade, e que iniciaria a gravação do som ambiente.



Esse registo serviria não só para determinar só se um utilizador ouviu aquele bloco publicitário, mas também para fazer uma análise mais detalhada, que através dos ruídos poderia inferir se o utilizador estava perto do televisor, se se teria levantado para ir a outro lado, se teria silenciado o som do televisor, etc. Tudo dados que seriam extremamente relevantes para efeitos publicitários e de análise de mercado... feitos por uma companhia que já tem acesso a grande parte da vida dos seus utilizadores.


... Parece-me que a seguir aos autocolantes para tapar as câmaras, vamos ter que começar a andar com uns autocolantes para tapar microfones...

2 comentários:

  1. Para isso é necessário ter a app instalada no telemóvel e já foi de vela. O facebook não existe sem users, mas eu passo bem sem ele.

    ResponderEliminar
  2. https://www.vice.com/en_au/article/wjbzzy/your-phone-is-listening-and-its-not-paranoia

    ResponderEliminar