2018/06/27

Ford lança sistema de detecção de buracos nas estradas


Os buracos nas estradas são algo com que os portugueses estão, infelizmente, bem familiarizados; e agora a Ford quer dar uma ajuda com o seu novo sistema de detecção e compensação de buracos.

Imagino que não haja um único condutor português que não tenha ainda acertado num daqueles buracos na estrada que até faz "doer a alma" (em muitos casos seguido de uma paragem para ver se jante ainda mantém o formato circular, e se não teremos uma despesa imprevista com a necessidade de trocar um pneu trucidado). Este é um problema real, nas estradas nacionais e não só, e que levou a Ford a querer dar uma ajuda.

A Ford desenvolveu um sistema "anti-buracos" que actua sobre a suspensão, numa primeira fase evitando que a roda dianteira desça demasiado quando detecta uma queda abrupta, minimizando o risco de danos mais graves; e simultaneamente sinalizando a suspensão traseira para que possa fazer a compensação adequada, em preparação para o que irá enfrentar.

Acaba por ser uma versão simplificada dos sistemas avançados de compensação da suspensão, e que assim poderá chegar a muitas mais pessoas, em vez de ficar limitado aos automóveis topo de gama a que poucos têm acesso. (E agora é só esperar que o sistema seja suficientemente robusto para ser usado constantemente, como será necessário em muitas estradas portuguesas!)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)