2018/06/08

Fotos do Pixel 3 confirmam câmara dupla... à frente


Aparentemente já estão a surgir as primeiras fotos do futuro Pixel 3 da Google, e que parecem confirmar alguns dos rumores que têm circulado, como a presença do notch no modelo XL e - mais curiosamente - a opção de usar uma câmara dupla... à frente.

As supostas fotos do Pixel 3 XL que agora surgiram mostram um smartphone que parece ser uma evolução directa do Pixel 2 XL (como seria de esperar), e onde fica confirmada a utilização de um ecrã com recorte no topo mas mantendo também uma margem generosa na parte inferior - não sendo ainda desta que os smartphones da Google façam frente ao iPhone X (e iPhones deste ano) nesse aspecto.

Mais surpreendente é o facto de neste protótipo também ficar confirmado a estranha opção da Google não aderir à tendência das câmaras duplas (ou até triplas) na traseira, mantendo uma única câmara. Bem sabemos que a Google tem feito "milagres" a nível dos resultados que consegue obter com o processamento digital das imagens... mas será bastante interessante ver que tal este Pixel 3 se conseguirá bater com as smartphones que actualmente são a referência nesta área. Mas isso não quer dizer que a Google não esteja a explorar um sistema de câmara dupla, estando apenas a fazê-lo... no lado da frente.

Os Pixel 3 vão estrear o estilo "olhinhos", com duas câmaras na parte frontal, e que me parecem ser a táctica escolhida pela Google para responder ao Face ID da Apple. Em vez de recorrer a mais complexos e dispendiosos sistemas de projecção IR como a Apple fez no seu Face ID, parece-me natural que a Google recorra a duas câmaras para conseguir recriar uma imagem 3D do rosto do utilizador. Mesmo que a precisão do sistema não chegue ao nível do Face ID, será pelo menos suficiente para evitar que os Pixel 3 possam ser desbloqueados por uma foto.

Embora não consiga comprová-lo, há também que diga que estas fotos permitem ver uma traseira completamente em vidro (com acabamento brilhante no topo e mate no resto do corpo) e que poderão ser um bom indicador para que os smartphones da Google voltem a ter capacidade de carregamento wireless, como acontecia nos Nexus 4, 5 e 6. Esperemos que sim... mas infelizmente será pouco provável que estes Pixel 3 venham a ter o preço competitivo que tornou os Nexus 4 e 5 em modelos que marcaram uma geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)