2018/06/06

Intel revela CPU de 28-cores a 5GHz para o final do ano

Para celebrar o 40º aniversário do primeiro CPU 8086, a Intel revela dois novos CPUs capazes de chegar aos 5GHz.


Depois de vários anos com melhorias modestas nos CPUs, a Intel parece querer relembrar que ainda sabe fazer CPUs "potentes" quando quer, e anunciou que mais para o final do ano chegar um novo CPU com 28-cores capaz de funcionar a 5GHz (em todos os cores em simultâneo).

É uma verdadeira resposta a todos os que têm assistido com algum desagrado à tendência para aumentar o número de cores mas reduzindo a frequência máxima... mas facilmente se imagina que o seu preço irá para valores estratosféricos. O Xeon Platinum 8180 de 28-cores e com frequência bastante mais lenta já é um CPU que vai para os 10 mil dólares... pelo que... ahemm... não será seguramente um preço recomendado para cardíacos.


De regresso aos chips mais realistas, temos o novo Intel Core i7-8086K, com 6-cores e que também pode chegar aos 5GHz, mas que aparentemente será apenas uma edição limitada, em comemoração dos 40 anos da arquitectura x86.

2 comentários:

  1. O grande problema é que quer a arquitectura X86 e também a X64 estão já a sentir o peso dos anos e daí que a arquitectura Arm esteja a ganhar outro fôlego mesmo ao nível dos portáteis, a investida começou agora com o Snapdragon 850, mas penso que é só o inicio de uma nova era para os portáteis com especificações leves ou ultra leves e como se espera que para o ano exista pelo menos um incremento de 30% nesta arquitectura a Intel terá de repensar muito bem a sua estratégia quer em termos de preços , quer na estratégia pura a curto , médio prazo .

    ResponderEliminar
  2. Já foi confirmado que não passa de um prototipo que foi apresentado só para ofuscar o de 32 cores real da AMD que será lançado este verão!!

    ResponderEliminar