Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um conjunto de colunas 2.1 Microlab M108; e temos também exemplares de livros Blockchain da FCA para oferecer.
Microsoft compra GitHub por 7.5 mil milhões de dólares
Depois da suspeita, a confirmação: a Microsoft vai mesmo comprar o GitHub pela módica quantia de 7.5 mil milhões de dólares. Esta aquisição tem estado a dividir a internet, havendo quem acolha com algum entusiasmo esta aquisição, que permitirá ao GitHub expandir-se ainda mais e explorar outras áreas; e do outro lado havendo quem considere esta aquisição como uma "traição" do espírito open-source.
De qualquer forma, parece-me inevitável que serviços alternativos como o GitLab tenham um aumento no número de utilizadores nos próximos tempos... assim como levar a que outros usem o GitLab localmente nas suas próprias máquinas para não ficarem dependentes de serviços externos.
Nvidia Jetson Xavier é o mais potente processador para robots
A Nvidia quer estar na linha da frente da computação, e depois do seu super-computador para veículos autónomos, traz-nos também o Jetson Xavier pensado para os robots.
Este sistema é capaz de realizar 30 TOPS ("triliões" de operações por segundo), mais operações de que um sistema desktop topo de gama, mas gastando apenas alguns watts de energia, permitindo-lhe funcionar a baterias. O conjunto inclui um CPU ARM64 octa-core, GPU Volta Tensor Core, processadores de imagem, visão e vídeo, e aceleradores de deep learning. Os interessados poderão comprar um starter kit por 1300 dólares.
LIDAR da Luminar promete visão LASER a distâncias ultra-longas
A Lumiar continua empenhada em tornar-se no sistema LIDAR de referência para os automóveis autónomos, e tem demonstrado o seu sistema, capaz de detectar objectos a 250 metros de distância.
O "segredo" consiste na utilização de lasers com comprimento de onda de 1550nm em vez dos habituais 900nm, que é um comprimento de onda invisível aos olhos e que pode ser utilizada com potências muito superiores às que seriam permitidas em lasers em comprimentos de onda mais próximos dos infra-vermelhos.
Facebook vai enfrentar processo "class action" pelo reconhecimento facial
O Facebook não aplicou o reconhecimento facial na Europa para prevenir potenciais processos e multas, mas parece que nem nos EUA se irá ver livre disso. Um juiz permitiu que avançasse um processo "class action" contra o Facebook a propósito do reconhecimento facial, por potencialmente violar as leis referentes à recolha e utilização de informação biométrica.
É um caso que já está a por o Facebook em estado de alerta, pois os valores em caso de indemnização poderão atingir valores astronómicos (até 5 mil dólares por cada utilização de uma foto sem autorização); e nesta altura em que a preocupação com a privacidade digital começa (finalmente?) a ser alvo de maior atenção... as perspectivas não parecem ser muito boas para o lado do Facebook.
Curtas do dia
- Turquia diz que Uber está "terminada" no país
- A dificuldade de retanilizar podcasts pagos na Apple e Google
- Cloudflare lança Rocket Loader para acelerar páginas com Javascript
- Alemanha mantém direito das "secretas" espiarem todo o tráfego da internet
- Países nórdicos contra taxa da UE sobre facturação dos gigantes tecnológicos
- Tribunal alemão ignora pedido do ICANN relativo ao registo de domínios e GPDR
- Califórnia aprova veículos autónomos com passageiros mas só para viagens gratuitas
Resumo da madrugada
- Earphones BT magnéticos a €2.68
- Hue Sync já disponível para Windows 10 e macOS
- App da SamKnows analisa qualidade da ligação à Internet
- Bugatti Chiron em LEGO
- As escadas transformáveis da Sesame
- Coopérnico cooperativa de energias renováveis
- Desbloqueio facial do OnePlus 6 pode ser enganado por foto
- Chrome e Firefox deixavam sites roubar imagens do Facebook
- Tomada com medição de consumo e electricidade Tacklife-MPM02 a €16.99
- Deep Space Gateway será o ponto de partida para chegarmos a outros planetas
- THX revela pauta da sua "Deep Note"
- Mecanismo que só roda numa direcção
- Microsoft interessada em comprar o GitHub
- Apple já trabalha em chips próprios para os Macs
- Tesla Model 3 sem filtros "Bio Defense" dos Model S e X
- Experimenta o novo Jaguar I-Pace nos dias 4 e 5 de Junho
- Cadeado Tapplock pode ser aberto em 30 segundos por qualquer pessoa
- Intel anuncia módulos de memória Optane
- Xiaomi Mi A2 apanhando nas certificações
- Lenovo com grandes ambições para Portugal
- Huawei Mate 10 Pro ganha reconhecimento facial
- TECHinPORTO enche o Hard Club a 14 e 15 de Junho
- iPhone de 6.1" económico com LCD terá margens maiores
- Asus lança motherboard para criptomoedas com 20 placas gráficas
O GitHub não é onde é a plataforma usada para a colaboração no desenvolvido do kernel Linux (que até foi desenvolvido pelo próprio Linus Torvalds)? se sim, esta aquisição devia ser aprovado pela comunidade, caso contrario pode ser vista como uma manobra hostil como já tem sido usada no passado por esta mesma empresa MOAB com a técnica de "embrace, extend and extinguish"...
ResponderEliminarNão esta plataforma não é para desenvolvimento exclusivo de Linux , é uma plataforma aonde os programadores publicavam o seu trabalho e muitas vezes ainda inacabado e a comunidade ajudava a desenvolver, portanto existe ali muito brainstorm e projectos que são na sua generalidade de código aberto .
ResponderEliminarMas não te preocupes porque existem muitas outras plataformas que poderão ser usadas em substituição, esta pode ser uma compra como foi a Nokia ou até ainda pior .