2018/06/19

Oppo Find X troca notch por câmaras pop-up motorizadas


Numa altura em que começa a ser complicado encontrar sítio para as câmaras nos smartphones com ecrãs "full-screen", a Oppo recorre à experiência que tem em sistemas motorizados, para nos trazer o Find X com ecrã completo e sem notch.

O polémico "notch" nos ecrãs tem sido um imperativo técnico devido à necessidade de ter espaço físico para colocar a câmara (e outros sensores) na parte da frente, mas o desejo de ter um ecrã a ocupar a totalidade da parte frontal tem levado alguns fabricantes a tentarem outras soluções.

Modelos como o da Vivo apostam numa câmara móvel pop-up que se esconde atrás do ecrã, mas para o Find X a Oppo recorreu a esse sistema para todas as câmaras, tanto a câmara frontal como as câmaras traseiras.


O sistema, motorizado, levanta toda uma secção na parte superior do smartphone, que integra o bloco de câmaras, sempre que as câmaras são necessárias - escondendo-se (e protegendo as lentes) no resto do tempo.

O Oppo Find X vem equipado com um ecrã OLED de 6.4" (Full HD+) full-screen com margens reduzidas em todos os lados (e sem notch), Snapdragon 845, 8GB de RAM, 128GB / 256GB, câmara dupla de 20MP+16MP, câmara frontal de 25MP, dual SIM, bateria de 3730mAh com Quick Charge, e Android 8.1 (Color OS da Oppo).


A questão que se coloca é a fiabilidade do sistema mecânico de elevação e retracção das câmaras, já que a Oppo abdicou do sensor de impressões digitais, recorrendo - ao estilo do que a Apple fez no iPhone X - exclusivamente a um sistema de reconhecimento facial 3D. Isto significa que o sistema das câmaras terá que funcionar de todas as vezes que o utilizador se tiver que autenticar, o que representará muitas dezenas de vezes por dia.

... Mas como disse no início, a Oppo já tem bastante experiência em sistemas motorizados - lembram-se no Oppo N3? - e na corrida para os ecrãs completos sem recortes, é bem provável que sistemas como este se comecem a tornar cada vez mais populares.

Actualização: já sabemos o preço... vai começar nos 999 euros!

3 comentários:

  1. Permitem-me levantar a seguinte questão:
    * Como é que se utiliza uma capa neste telemóvel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. suponho que seria uma capa com recorte na parte superior.

      Eliminar
    2. aliás, a capa Nillkin que tenho no galaxy S7 tem um formato que facilmente seria compatível com este tipo de mecanismo.

      Eliminar