2018/06/20

Projecto converte emissões de futebol para Realidade Aumentada


E se em vez de verem um jogo de futebol no ecrã do televisor, pudessem ver os jogadores a correr em cima da mesa da sala? Pode parecer ficção científica mas é a mais pura realidade (aumentada) graças a este projecto Soccer On Your Tabletop.

Os sistemas de realidade aumentada têm ganho popularidade acrescida graças a sistemas como o ARKit e AR Core, que facilitam imenso a utilização desta tecnologia pelos developers, mesmo que não tenham grandes conhecimentos nesta área.

No caso deste Soccer On Your Tabletop o processo é um pouco mais complexo, pois não se trata apenas de apresentar jogadores de futebol em realidade aumentada em cima de uma mesa, mas também garantir que os mesmos estão sincronizados perfeitamente com aquilo que se está a ver num vídeo de uma emissão do jogo.


Isto implica que seja necessário detectar cada jogador na imagem, estimar a sua posição num espaço 3D, e também recriar a sua própria pose, convertendo-os em modelos 3D idênticos aos que são utilizados nos jogos das consolas.

Embora por vezes se notem algumas falhas, os resultados são surpreendentemente bons, ainda mais para mais quando se considera que estava a ser utilizado vídeo com qualidade duvidosa. Se aplicarmos isto a um sistema que tivesse acesso a múltiplas câmaras num estádio e com qualidade 4K, penso que seria possível replicar a totalidade de um jogo de futebol em directo em versão realidade aumentada.

Fica a dica para o próximo Mundial... (ou até para os programas de análise desportiva, onde esta tecnologia permitiria revisitar jogadas e revê-las de qualquer ângulo. :)


1 comentário:

  1. Tá giro, tá giro, é pena é não se ver o mais importante num jogo de futebol: a bola. :)

    ResponderEliminar