2018/06/20
Facebook tenta silenciar professor que alertou para escândalo do Cambridge Analytica em 2014
Se o escândalo Cambridge Analytica veio "acordar" o mundo para a leviandade com que se acediam e tratavam dados dos utilizadores, há também quem relembre que logo na altura tentou alertar para o que se estava a passar... sendo completamente ignorado; e agora penalizado sem qualquer motivo.
Anos antes do escândalo Cambridge Analytica rebentar, John Rust, professor na Universidade de Cambridge, enviou um email de alert para o departamento legal da Universidade a referir que outro professor, Aleksandr Kogan, tinha criado uma app com a qual estava a recolher dados de milhões de utilizadores do Facebook sem o seu conhecimento, e que eram multiplicados pelo facto de também conseguir recolher dados referentes aos seus amigos. Mais, também referiu que a sua intenção era expandir esta recolha de dados a toda a população dos EUA e usar esta informação em campanhas eleitorais... Precisamente tudo o que veio a explodir, anos mais tarde, no caso Cambridge Analytica.
Infelizmente, ter tentado alertar para a situação não só não teve qualquer efeito prático, como agora também se encontra "banido" pelo Facebook por alegadas irregularidades no tratamento de dados, quando o seu departamento foi um dos primeiros a alertar para situações como o inferir o sentimento dos utilizadores com base nos likes que fazem.
... Já nem quem diz "eu bem que vos avisei" pode ficar descansado...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)