2018/06/22

Unsplash - fotos gratuitas para usar sem restrições


De tempos a tempos lá vamos ouvindo casos de entidades que usam indevidamente imagens sem permissão; mas a verdade é que tal é completamente desnecessário, e não faltam fotos que se podem usar gratuitamente, até para fins comerciais.

Embora a actual reforma dos direitos de autor Europeia peque pelo exagero, ninguém nega que na internet se cometem muitos abusos e atropelos aos direitos de autor, e que se criou um clima de "desrespeito" pelos mesmos. A questão é que as leis para evitar isso já existem e não será por aplicar leis ainda mais duras que a coisa irá mudar; o que é essencial é educar - sector que infelizmente tanto tem sido descurado.

Por exemplo, em vez de simplesmente pegarem na primeira foto que aparece numa pesquisa do Google, quando precisam de ilustrar algo, existem sites como o Unsplash que disponibilizam milhares de fotos, de todos os estilos e categorias, que podem ser usadas sem quaisquer restrições por qualquer pessoa, sem "asteriscos", e até para fins comerciais - sendo que a única coisa que é pedida, mas nem sequer exigida, é que quem as utilize possa fazer referência ao seu autor e/ou site onde a arranjou.

Em grande parte dos casos, será completamente indiferente para uma pessoa escolher uma foto potencialmente protegida por direitos de autor, de uma que esteja disponível neste Unsplash ou outros sites idênticos, que oferece a tranquilidade acrescida de um uso completamente legítimo sem preocupações adicionais. Pelo menos... até que alguém no Parlamento Europeu decida que estes fotógrafos estão a arruinar a vida às empresas que licenciam fotos, e passe a aplicar uma taxa sobre todas as fotos, mesmo que sejam gratuitas, para compensar a perda de rendimentos dessas empresas. ;P

1 comentário:

  1. Não é muito mais simples usar o Google para pesquisar imagens tendo seleccionado a opção para mostrar apenas imagens sem direitos de autor?

    ResponderEliminar