2018/06/22

Xiaomi lança bicicleta eléctrica de €250


Depois da scooter eléctrica de 650 euros, a Xiaomi faz-nos ficar com desejo de gastar dinheiro novamente, com uma bicicleta eléctrica de apenas 250 euros que nada fica a dever a modelos que custam o quádruplo ou mais.

Ao contrário de outras propostas que se limitam a aplicar um motor a bicicletas convencionais, a Himo é uma bicicleta eléctrica que foi concebida de raiz para ser uma bicicleta eléctrica. A bateria e toda a parte electrónica fica alojada num bloco central à prova de água que fica no centro do quadro - e que simultaneamente acaba com as preocupações de poder pedalar (ou não pedalar) à chuva, que afectam outros modelos.


Tanto o farolim frontal como a luz de presença traseira são alimentadas pela bateria central, eliminando a necessidade de trocar pilhas ou recarregar baterias independentes para essas luzes; e a traseira também funciona como luz de travão, que contribuirá para segurança acrescida ao sinalizar a situação aos restantes veículos que circulem na estrada.


Temos também um pequeno ecrã que nos dá toda a informação referente ao funcionamento eléctrico: carga da bateria, velocidade, distância percorrida, nível de assistência do motor eléctrico, etc.

A Himo pesa 16.7Kg (que acaba por ser leve entre as bicicletas eléctricas) e vem equipada com rodas de 12", um motor de 250W, tem uma autonomia anunciada de 50Km (que se supõe ser no nível de assistência eléctrica mais reduzido), e o tempo de carregamento indicado é de 6.5 horas. Mas o grande destaque é mesmo o preço que se fica por uns incríveis 250 euros.

Falta agora saber a que preço é que as lojas online a irão fazer chegar ao mercado ocidental; coisa que provavelmente só deverá acontecer daqui por muitos meses, imaginando que os primeiros milhões irão ser absorvidos pelo mercado interno chinês.

4 comentários: