2018/06/07

Xiaomi apresenta MIUI 10 e Redmi Y2


A Xiaomi já apresentou o seu MIUI 10, que apresenta elementos gráficos renovados e pensados de raiz para serem utilizados em smartphones com ecrã "full-screen", e que surge a par de um novo Redmi Y2 para o mercado Indiano.

Começando pelo smartphone, o Redmi Y2 é apenas um Redmi S2 com designação diferente criado especificamente para o mercado Indiano, e onde irá ficar disponível a partir do dia 12 com preços a começar nos 125 euros. Quanto ao MIUI 10, há muito mais a dizer...

Para esta nova versão a Xiaomi definiu quatro vertentes principais a serem melhoradas: velocidade, design, som e as fotos AI Portrait. O resultado é um sistema que funciona de forma muito mais fluida que a versão anterior. A nível de design temos uma aposta no formato full-screen que dispensa a tradicional barra de navegação dos Android, e que já estava disponível em modelos como o Mi Mix 2, onde os botões virtuais foram substituídos pelos gestos para efectuar as mesmas operações - e que resulta bastante bem. Várias das apps foram também renovadas (Weather, Calendar, Notes) e a secção das notificações foi também ajustado para melhor se acomodar os ecrãs full-screen.


O som foi também uma das partes que a Xiaomi decidiu renovar, agora com uma aposta nos sons naturais (temos sons como o de uma gota de água a cair) e que também criam padrões rítmicos quando são tocados em sequência, para uma experiência de utilização mais agradável.

E por último, mas não menos importante, a parte dos retratos com fundo desfocado sofre melhorias com a ajuda da AI, permitindo separar o elemento de destaque do fundo - com o resultado prático a ser a possibilidade de desfocar o fundo mesmo nos smartphones Xiaomi que têm apenas uma única câmara atrás e, de forma mais imediata, aplicar o mesmo efeito na câmara frontal, que é precisamente onde esta funcionalidade irá ser estreada.


E falando de smartphones, tal como era previsto, o MIUI 10 Global irá chegar a muitos deles, com as versões beta a ficarem disponíveis ainda este mês:  Mi Mix 2, Mi 6, Mi 5s Plus, Mi 5s, Mi 5, Mi 4, Mi 3, Mi Note 2, Mi Max 2, Mi Max, Redmi Note 5, Redmi Note 5 Pro, Redmi Note 5A, Redmi Note 5A Prime, Redmi Note 3, Redmi Note 4X, Redmi Note 4 (TW), Redmi Note 3, Redmi 5, Redmi 5A, Redmi 4, Redmi 4A, Redmi 3S, Redmi Y2, Redmi Y1 Lite, e Redmi Y1.

A Xiaomi estima que as versões finais do MIUI 10 para estes smartphones começará a ser disponibilizada em Setembro.

1 comentário: