2018/07/24

Painel solar de 10W a €9.46


Carregar os gadgets sem necessidade de uma tomada e apenas à custa do Sol é um sonho de muitos, e esse sonho está mais acessível que nunca, como demonstra este mini painel solar de 10W que podemos comprar por menos de 10 euros.

Ideal para todos os que passam a maior parte do tempo ao ar livre mas não abdicam de ter os seus smartphones - ou outros dispositivos - sempre carregados, este mini painel solar é um carregador que dispensa a necessidade de uma tomada eléctrica: basta haver luz do Sol com fartura.



Prometendo uma eficiência de 22%, este painel tem uma saída regulada via uma porta USB standard que disponibiliza 5V com uma corrente de até 1200mA, suficiente para recarregar a maioria dos dispositivos electrónicos.


O seu tamanho e espessura compacta faz também com que seja facilmente transportável (metido dentro de um caderno por exemplo), e o seu preço de 9.46 euros significa que está ao alcance de todos os que se interessem pelas energias renováveis.


A avaliar por um painel idêntico que comprei, estes painéis solares até funcionam bastante bem e conseguem carregar um smartphone ao longo de um dia. O único inconveniente é o de que se tem que manter o painel o mais perpendicular possível à exposição solar, pois se o deixarmos demasiado "inclinado" a geração de energia desde a pique. Mas estando-se numa zona aberta, isso é algo que bastará ajustar manualmente a cada par de horas e fica o problema resolvido (e o mesmo se aplica caso estejam a carregar o smartphone na praia).

Idealmente, para tirar o máximo partido dele, será conveniente ter o painel solar a carregar um power bank, e depois carregar o smartphone a partir do power bank. Assim não precisam estar com o smartphone "agarrado" ao painel enquanto este aproveita a luz do Sol. :)

2 comentários:

  1. "Há algo de muito errado lá para os lados da Dinamarca": 5V x 1,2A= 6W e depois, se tiver uma eficiência de 15% a 17%, já é uma sorte.
    Os chineses e a sua inflação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O painel produz 1.7A a 6.8V, os 5V a 1.2A já são a saída regulada. (Segundo as specs dadas.)

      Eliminar