2018/07/13

Sites pirata recorrem a tácticas controversas para sobreviver


O universo da pirataria agrega uma infinidade de diferentes perspectivas e opiniões, a favor e contra, mas o que parece ser uma constante é que também os sites pirata precisam de sobreviver... e alguns não hesitam em trair os seus supostos "ideais" para se livrarem dos utilizadores que não contribuem.

Quando se fala de pirataria há quem defenda que todos os conteúdos deviam ser livres; há quem diga que graças aos conteúdos pirateados se promove mais o trabalho desses autores e que eles acabam por lucrar com isso; há quem seja manifestamente contra; há quem seja obrigado a recorrer a isso apenas para dar o uso que pretendia a algo que tinha comprado (por exemplo, piratear um jogo que se tinha comprado, porque os servidores oficiais para o activar já foram desligados há anos); etc. etc. Mas tal como muitas vezes se refere que os artistas precisam de ganhar dinheiro pois têm contas para pagar ao final do mês, também quem gere sites pirata tem que lidar com custos reais de manter os seus servidores em funcionamento.

Há muito que vemos sites pirata a pedirem donativos ou implementarem sistemas de quotas de downloads/uploads, para tentarem equilibrar as contas, mas recentemente o site KissAnime surpreendeu alguns utilizadores, banindo-os por utilizarem ad-blockers!

Bem sabemos que a publicidade é uma das grandes fontes de rendimento dos sites pirata, sendo que muitos dos sites mais populares se tornarem em verdadeiros impérios precisamente graças aos milhões acumulados por essa via... Mas quando se vêm sites a recorrerem a este tipo de táctica, por muito "compreensível" que possa ser, não deixa de ser o reconhecimento cabal de que toda a questão dos "princípios" e da defesa do acesso a esses conteúdos para todos, não passa de uma fachada para aquilo que verdadeiramente é: um negócio.

A questão é que, como bem sabemos, enquanto houver "procura" irá sempre haver quem se disponibilize a fornecer a "oferta"; e o caso dos conteúdos pirateados, sejam eles quais forem, não é excepção. Já foi demonstrado que a proliferação de serviços como a Netflix reduziu substancialmente a pirataria de séries e filmes, e mais o faria se não se tivesse ainda que lidar com as obtusas restrições territoriais... (bem, desde que não comecem também a abusar dos preços, não é?)


Quanto a mim, acho que estamos quase num ponto em que toda esta questão devia ser invertida. A única coisa realmente valiosa, intransmissível e irrecuperável é o tempo, que infelizmente é bastante finito no caso das vidas humanas. Em vez de estamos nós preocupados em gastar dinheiro em coisas para gastarmos o nosso tempo; porque não deveria isso funcionar ao estilo leilão, de vermos quem nos pagaria melhor para lhes dedicarmos algum do nosso precioso tempo? :)

22 comentários:

  1. Excelente forma de colocar as coisas.
    Não poderia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  2. Acredita na balela de "ideais" de sites piratas quem quer, pois isso sempre foi e sempre será um negócio. Uma coisa é uma pessoa partilhar com um amigo ou familiar um filme ou série que comprou (digital ou em suporte físico) e outra bem diferente é alguém ganhar dinheiro vendendo acesso a conteúdo de outros. Imagine se alguém cria um site chamado "Aberto Até de Manhã", com notícias clonadas daqui e vendesse publicidade do mesmo. Era um roubo na mesma, embora nada físico tenha sido retirado. Por isso sou a favor de que conteúdo deve ser remunerado da forma que o autor preferir. Quem não concorda pode abster-se de consumir. ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya ya ya, sim os criadores devem ser recompensados, mas estou farto de andar a pagar pelos conteúdos e depois ter de fazer o download "pirata" para poder usufruir dos mesmos como me apetece (já para não falar das restrições geográficas

      Eliminar
  3. Vamos distribuir conteúdo ilegalmente mas chorar que por usares adblock nos estás a roubar AHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  4. e por falar em publicidade... e esta barra de publicidade que aparece no topo do ecrã? pelo menos mete em baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que te refiras à versão mobile? Se sim é um bloco que o Blogger injecta automaticamente.
      Naa versões desktop as coisas podem ser mais "artísticas", pois está a usar um modo em que é a Google a preencher automaticamente "onde achar melhor".

      Eliminar
    2. OK no blogger não é possível criar um sistema de users pagantes (sem publicidade) e não pagantes (com publicidade), mas ainda assim porque não um patreon do AadM?
      (btw eu uso adBlock em tudo, mas pagava um "dízimo" ao AadM todos os meses sem problema)

      Eliminar
    3. Obrigado pela sugestão. :)

      Eliminar
  5. Tretas! É evidente que quem perde muitas horas para partilhar esses conteúdos necessita de algum tipo de compensarão. Não é que o façam (só) por interesse, mas porque manter um site desses no ar custa muito trabalho e dinheiro. Eu já tive um site desses e nunca ganhei um tostão mas não gostava nada das pessoas que só sabiam usar o site para se servirem e nunca sequer deixavam um simples comentário em atenção a quem tinha perdido o seu tempo para disponibilizar o produto. E o meu site tinha muitos milhares de utilizadores, mas a julgar pelos que se davam ao trabalho de comentar, era como se só tivessem uns 20, que eram os que comentavam sempre. Com a agravante que entre esses estavam os que partilhavam filmes e os que traduziam legendas. Perdiam dias, semanas, meses para traduzir legendas e quase ninguém era capaz de dizer um simples "obrigado". E isso pode ser muito frustrante e desmotivante. Aliás, foi precisamente isso que me levou a terminar com 4 sites de partilha. E quanto a usarem bloqueadores de publicidade, eu até entendo mas também acho razoável que alguém que não tem a menor noção de que deve contribuir de alguma forma para merecer o que recebe, seja banida. Enfim, o autor desta posta só demonstra que nunca partilhou NADA na sua vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante a tua dualidade de critérios...
      Ficavas incomodado por quem nem te agradecia, mas vens para aqui com tom acusatorio, dizendo que o autor de um site com posts diários há mais de uma década nunca partilhou nada na sua vida?
      ...

      Eliminar
    2. Referia-me a partilhar coisas de graça só pelo prazer de as partilhar. Porque no meu tempo, há uns 10 anos atrás, fazia-se isso só pelo gozo de partilhar. Agora é que anda tudo á procura de lucro. E tb não sou contra isso porque as pessoas n têm que o fazer só pelo prazer de fazer e tb podem fazê-lo pra ganhar algum dinheiro. Assim como o autor desta posta partilha as suas ideias pra ganhar dinheiro (mesmo á custa de opiniões duvidosas como essa). Já pra não falar da vossa atitude duvidosa quando nos tentam impingir inutilidades baratuchas daqueles sites chineses! Mas ainda assim eu entendo.

      Eliminar
    3. "mas vens para aqui com tom acusatorio, dizendo que o autor de um site com posts diários há mais de uma década nunca partilhou nada na sua vida?"

      Enfim, o problema aqui é que ele mete tudo no mesmo saco. Dai eu ter dito que ele nunca deve ter partilhado nada na vida. E as pessoas que o faziam há 10 anos atrás dedicávamos todo o nosso tempo a isso e faziamo-lo apenas pelo prazer de partilhar e por todos aqueles princípios que infelizmente já se perderam. Por isso é natural que não tenha gostado do que li. E acho importante lembrar que naquela altura (quando surgiu esse tipo de sites) simplesmente não havia dinheiro pra comprar filmes e nem havia a netflix, nem A NOS ou a MEO disponibilizavam tantos filmes. Ainda me lembro de ir á Fnac comprar filmes em saldo e eram todos uma porcaria. Mas ainda assim eram caros.

      Enfim, era bom lembrar-nos disto...

      Eliminar
    4. Pois, demonstras bem a tua ignorância, porque no meu tempo, há 30 anos atrás, andávamos a montar BBS precisamente para partilhar coisas, suportando os custos de algo que se fazia pela gosto de o fazer.

      É precisamente esse o espírito que fez nascer o AadM, e que continua a existir exactamente por continuar a ser feito com gosto (e se achas que é feito com o intuito de ganhar dinheiro nem vou perder 1 segundo a mais que seja a tentar tirar te do teu mundo de fantasia)

      Quanto às inutilidades baratuchas que te parecem incomodar, lamento informar-te que este site é lido por mais algumas pessoas para além de ti, e o que é inútil para uns pode ser útil para outros.

      Mas podes sempre dedicar o teu tempo a sites com opiniões menos duvidosas que não tentam impingir nada, e que saibam o que é partilhar coisas.

      Eliminar
    5. Ainda por cima sites de partilha como o kissanime têm um tipo de publicidade perfeitamente amigável e discreta. Por isso acho erradissimo meter tudo no mesmo saco. Há que fazer a distinção entre sites de partilha que incluem publicidade amigável e os que minam os sites com publicidade, e só
      existem pra gerar dinheiro.

      Eliminar
    6. Lamento que estejas a levar as coisas para um campo tão antipático. Mas já tinha notado há muito tempo uma certa arrogância em ti. O que sempre lamentei, mas relevei porque acho que ninguém tem que ser perfeito.

      Quanto ás "inutilidades" eu até comprei algumas e estão todas esquecidas numa gaveta. Porque essas supostas utilidades nunca prestam para nada. E se realmente o AM não ganha nada com isso, fica ainda mais estranho que nos aconselhem esse tipo de compras. E acho que não deviam sequer fazer publicidade (e muito menos gratuita) a sites desses que só vendem porcarias. E fazendo-o mesmo que de graça ainda assim é publicidade

      Eliminar
    7. Só para acrescentar que eu sempre usei um adoblok no entanto nunca o usei no Aberto de Madrugada e nem em nenhum site que eu goste realmente. E faço-o porque me sinto na obrigação de contribuir de alguma forma com algo que eu gosto e me presta um bom serviço. E penso que se não o fizesse seria uma tremenda ingratidão e falta de respeito com quem nos dá tanto de graça. A menos é claro que a publicidade do AM não fosse amigável!

      Eliminar
    8. Lamento que consideres arrogância alguém não apreciar ser acusado, sem qualquer mérito, na sua própria "casa", depois de mais 10 anos de "provas dadas", e ainda por cima por alguém que diz que nao apreciava quem não reconhecia o seu trabalho e esforço num site que teve em tempos.
      Mais que outras pessoas deverias ter um pouco melhor a noção do que falas, e pensar duas vezes na forma como te exprimes num local onde és um "convidado" (e que certamente não inclui insultar outros leitores, pois decerto saberás que não há aqui latitude para isso e também não abonou nada a favor da tua imagem)

      Dito isto saberás bem que não sou intransigente, nunca me fiz passar por arauto que tudo sabe, e que agradeço quando me corrigem e ensinam. Há apenas o pequenito pormenor de que tudo tem a sua forma de ser feito, e quem não tem consciência disso, bem... ISSO é que poderá ser considerado arrogância.

      Eliminar
    9. "e alguns não hesitam em trair os seus supostos "ideais" para se livrarem dos utilizadores que não contribuem."

      Isto é falso e uma deturpação. Porque esses site na verdade estão apenas a fazer o que sempre fizeram, a banir quem só se serve desse tipo de comunidades de forma egoísta e não respeita as regras. Porque partilhar não vale só para uns e sim para todos, e todos devem contribuir de alguma forma. Mesmo que seja só tolerando alguns anúncios. Como no caso do http://kissanime.ru/. Basta ler as regras de utilização do kissanime para se saber que se queremos usufruir do seu conteúdo temos de desbloqueá-lo no adoblok.

      Eliminar
    10. "(e que certamente não inclui insultar outros leitores, pois decerto saberás que não há aqui latitude para isso e também não abonou nada a favor da tua imagem)"

      Pois, foi uma resposta parva, mas tentei apagar só que vcs tiraram a opção apagar comentário.

      Eliminar
    11. Não não retiramos; mas como deverás compreender, é uma opção que só aparece a quem comenta com algum tipo de identificação (senão tínhamos qualquer anónimo a apagar comentários de qualquer outro anónimo).

      Eliminar
  6. Mas também não gosto dos sites de partilha que parece que os sites estão minados de anúncios e cada vez que se clica na página abrem centenas de janelas pop-up. É claro que quem faz isso só quer dinheiro e esses sites são muito perigosos porque só servem para espalhar vírus.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde , a verdade é que hoje os sítios de partilha são um autentico nojo, sim escrevi nojo, eu também já tive alguns ideais, mas desculpa @Unknown, mas o Carlos foi correctíssimo no texto que escreveu, tu próprio entre numa dualidade de critérios muito duvidosa, percebi que acabas por aceitar que exista lucro nesses sítios de partilha, ora não era esse o espírito que existia como o Carlos falou há 20 anos atrás, hoje aceita-se que um sítio tenha lucro sobre obras das quais não teve nenhum contributo e isso corrompe por completo esse espírito a que tu tanto te apegas, mas que no final parece não ser bem assim e que já admites que o esforço e o trabalho têm de ser pagos .

    Ora aconselho-te a reveres as tuas posições que são totalmente contraditórias e que foram reveladas nas tuas intempestivos posts.

    Aconselho-te a nunca pores tudo no mesmo saco, e as informações de promoções nessas lojas Chinesas como escreves com desdém e que aqui nos são dadas a conhecer são muitas vezes a possibilidade de podermos ter equipamentos que desejamos , mas que nas lojas em Portugal ou noutras partes nunca terias hipótese de comprar.

    Para finalizar acho que deves um pedido de desculpas , mas tu fazes o que entenderes melhor .

    ResponderEliminar