2018/07/14

SpaceX expande rede de captura do Mr. Steven


Depois de na última tentativa ter falhado por pouco a recuperação do "nariz" do seu foguete pelo seu navio Mr. Steven equipado com uma rede, a SpaceX recorre a uma das tácticas mais simples para melhorar as suas probabilidades: usar uma rede significativamente maior.

Como diz a sabedoria popular, para grandes males grandes remédios, e neste caso a SpaceX decidiu ampliar a rede do seu Mr. Steven para uma rede com área 4 vezes superior.

Facilmente se podem imaginar as dificuldades de tentar apanhar com um navio (cuja manobrabilidade, logo à partida não é nada simples) algo que vem a cair do espaço num paraquedas; e mais frustrante que não conseguir apanhar seria falhar essa captura por uma questão de poucos metros. Com esta rede quatro vezes maior, melhoram-se significativamente as probabilidades de uma recuperação bem sucedida.

Não havendo imprevistos, poderemos ver os resultados desta alteração num dos lançamentos agendados para este mês.

2 comentários:

  1. Aumentam a probabilidade de acidente! O efeito alavanca será maior e estará mais fora do centro de gravidade. Sou só eu é cair na ponta da rede é meio caminho para virar o barco? Espero terem feito bem as continhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a falar de uma peça extremamente leve (relativamente falando - mas ainda mais quando comparada com a massa de um navio ), para além de que o próprio formato da rede faz com que, assim que acertar na rede, vá "escorregar" para o centro.

      Numa pesquisa rápida:
      Mr. Steven weighs over 500 tons, the arms + net is probably no more than 15-20 tons, and a F9 fairing half weighs about 900kgs, so Mr. Steven won't even feel it. - via reddit

      Eliminar