2018/08/30

Acidentes com carros autónomos revelam culpa dos humanos


Um relatório sobre os acidentes envolvendo carros autónomos na Califórnia, desde 2014, revela que a principal causa dos acidentes continuam a ser... as pessoas.

Desde 2014, já foram registados 88 acidentes com carros autónomos, sendo que actualmente circulam na Califórnia automóveis autónomos de 55 empresas. Se essa frequência de acidentes ainda não pode ser analisada devidamente tendo em conta o número reduzido de veículos, a culpa destes acidentes é algo que se torna igualmente interessante de ver, e que demonstra que mesmo nesta fase inicial a esmagadora maioria dos acidentes deve-se ao factor humano.


Eliminando desde logo os casos de acidentes em que o veículo estava parado, temos dois cenários: acidentes em que o veículo estava a circular em modo autónomo, e acidentes em que o veículo estava a ser conduzido por um condutor humano.

Curiosamente, tivemos bastante mais acidentes com veículos em modo autónomo (38) do que a serem conduzidos por pessoas (19). Mas ainda mais interessante é o facto de que desses 38 acidentes em modo autónomo apenas 1 ter sido provocado pelo veículo (2.6%); enquanto que nos 19 acidentes com humanos ao volante, 6 deles foram por culpa do condutor (31.6%).


Claro que ainda há um longo caminho a percorrer até que os veículos autónomos possam circular em todas as estradas e em condições atmosféricas adversas; e será também preciso que comecem a circular em número mais significativo para se avaliar a sua percentagem de acidentes. Mas pelo menos até ao momento... os humanos é que têm sido os "mal-comportados" (incluindo três acidentes em que os carros autónomos foram deliberadamente atacados por humanos, batendo propositadamente neles ou trepando para cima deles - fico curioso se seria para saber como é que o software iria reagir!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]