2018/08/08

Que smartphone vai receber o Android 9 Pie a seguir?


Android 9 Pie já é oficial e já está a caminho dos Pixel, e a Essential também se meteu na linha da frente dos equipamentos que têm direito a esta nova versão do Android. Agora a pergunta que interessa fazer é: qual será o smartphone que se segue?

As actualizações do Android nem sempre têm tido o mesmo nível de importância, com versões a serem melhor conseguidas e outras a focarem-se em diferentes categorias de melhoramentos. Podemos destacar o desempenho conseguido pelo KitKat, as alterações em termos gráficos com o Lollipop (pela mão do famoso Matias Duarte, VP da área de Design da Google) e mais recentemente, o Project Treble que foi uma das novidades do Android 8 Oreo.


Ao separar a framework do Android do software de baixo nível que comunica com o hardware, os fabricantes podem actualizar o Android sem estarem dependentes dos fabricantes de hardware. Desta forma espera-se que as actualizações do Android sejam mais rápidas e fáceis de fazer chegar a mais equipamentos.

Para se poder comprovar este processo era necessário aguardar um ano, pela próxima versão do Android - o Android 9 Pie que agora foi lançado - e é neste momento que se inicia o cronómetro para saber se o Project Treble terá verdadeiramente um impacto na rapidez com que o Android Pie chega aos smartphones.

Sony Xperia XZ Premium foi o primeiro smartphone a receber o update para Android 8 Oreo - sem contar com os Pixel

Olhando para o panorama actual temos a Sony e Motorola em claro declínio ao nível das actualizações, longe daquilo que outrora já foram capazes de apresentar. Mesmo assim, a Sony ainda conseguiu ser a primeira marca a actualizar um smartphone para Android 8, com o Xperia XZ Premium a receber o update no final de Outubro de 2018. A HTC foi a segunda marca neste ranking, com o HTC U11 a começar a receber a actualização a 15 de Novembro.

A HMD tem-se mostrado empenhada em manter os seus smartphones actualizados, disponibilizando updates para todos eles, independentemente do segmento de mercado a que pertencem. O já elevado volume de equipamentos, terá levado a que os smartphones em termos globais, os Nokia não fossem dos primeiros a serem actualizados. Contudo, a nível global, o Nokia 8 acabou por ser o terceiro smartphone a receber o update com o Android 8 Oreo

A OnePlus, foi outra das marcas que esteve em bom plano, ao actualizar o OnePlus 5 no dia de Natal, mas o destaque foi para os OnePlus 3/3T, que receberam o Android 8 Oreo no final de Novembro. Em clara melhoria tivemos a Asus com os ZenFone 4 e ZenFone 3 e a Huawei, com a actualização do Huawei Mate 9, a chegar antes do final do ano aos mercados ocidentais (na China, foi disponibilizado algumas semanas antes).


Tendo em conta a prestação das diferentes marcas, é difícil avançar com o nome das marcas que  terão maior probabilidade de seguir a excelente prestação da Essential. Há ainda que contar com os smartphones lançados com Android One, se bem que este último não tem sido um aspecto que tenha contribuído para acelerar as actualizações dos smartphones (novamente, algo que só poderá ser avaliado daqui para a frente). Mas se tivesse que apostar no próximo modelo a receber o Android Pie, a minha resposta seria o Nokia 7 Plus.

Deste lado, iremos acompanhar o assunto de perto, para avaliar até que nível o Project Treble trouxe melhorias ao processo de actualização do Android por parte dos diferentes fabricantes... e esperar que não seja preciso esperar mais um ano para que este panorama nos Android comece a mostrar melhorias.

2 comentários:

  1. Venha lá essa atualização do Nokia 7 Plus...

    Circulam imagens, vindas da Índia, afirmando que o 7 Plus já começou a receber o Update... contudo, no meu (que é livre de operador) ainda não está disponível qualquer atualização.

    ResponderEliminar
  2. As versões do Android 9 Beta para o Nokia 7 Plus chegavam cerca de três semanas depois de serem disponibilizadas pela Google, mas penso (espero) que a versão final chegue um pouco mais rápido pois da última beta para a final já não há tantas alterações.

    ResponderEliminar