2018/08/06

SSDs aceleram para os 8GB/s com novo controlador PCIe 4.0


O PCIe 4.0 ainda não se popularizou no hardware destinado ao mercado de consumo, mas pode ser que isso comece a acontecer com o desejo de ter SSDs ainda mais velozes.

A Microsemi já está a começar a disponibilizar os seus chips PCIe 4.0 para diversas aplicações (como GPUs, SSDs, etc.) e o controlador SSD Flashtec NVMe 3016 será um dos que mais interessa manter debaixo de olho. Com suporte para até 16 canais independentes de memórias NAND flash, este controlador permitirá criar SSDs que atinjam transferências de 8GB/s e 2 milhões de IOPS.

Actualmente já temos alguns SSDs PCIe a superar o 1GB/s... mas facilmente se pode imaginar as vantagens de ter um sistema de armazenamento de dados que consiga ler e gravar informação com velocidades superiores. Com transferências desta magnitude, a par de CPUs com as prestações que bem conhecemos, e sistemas que têm 8GB, 16GB ou até mais RAM, espero que finalmente os utilizadores se comecem a indignar caso um sistema operativo - ou qualquer outro programa - demore mais que 3 ou 4 segundos a arrancar!

E então que dizer das actualizações que continuam a fazer-nos olhar para uma barra de progresso que não nos dá qualquer estimativa quanto ao tempo que demora, ou que até vai progredindo a bom ritmo, mas que depois chega aos 99% e fica parada por mais tempo do que demorou a chegar até lá? Enfim... o peso da tradição que nos habitou a achar que este tipo de coisas é "normal", quando na realidade deveria ser considerada completamente anormal.

1 comentário:

  1. sim , concordo com a descriçao do texto !
    Mas tem gente que compra Gpu para Motherbords com PCIe 3.0 e elas como alguns drives ou o sistema Operativo nao atingem alguns patamares anunciados !
    Como tem tb SSDs com controladores sata 6 postos em sata 3 e depois queixam-se que nao tiram todo o partido !

    ResponderEliminar