2018/09/24

Login no Chrome 69 passa a ser automático para quem usar serviços da Google


O rumo que a Google está a dar ao Chrome está a tornar-se cada vez mais preocupante, e é dado mais um passo nesse sentido, com a obrigatoriedade de se fazer sign in no Chrome assim que se utiliza qualquer serviço da Google.

Até ao momento, fazer sign in no Chrome era algo completamente opcional e desnecessário para quem não estivesse interessado em tirar partido da sincronização do histórico, passwords, páginas abertas, e outras configurações do Chrome. Mas com o Chrome 69, isso muda, pois bastará fazer o login num qualquer serviço da Google, como o Gmail, para automaticamente se ficar com o sign in feito no Chrome.

A equipa do Chrome justifica esta alteração dizendo que visa acabar com as confusões em computadores partilhados, em que um utilizador podia ter o sign in feito no Chrome, mas outro utilizador estar a utilizar serviços da Google na sua conta - e que a maioria dos utilizadores associa que o login num site ou no Chrome seja "equivalente".

Bem... a partir de agora será de facto, mas no processo gerando toda uma nova dimensão de confusão para quem achasse que o browser deveria ser uma entidade "isolada" dos sites que são visitados. Talvez mais preocupante seja a equipa do Chrome parecer estar cada vez mais desfasada do "mundo real", ao ponto de achar que coisas como estas (ou esconder partes do URL) sejam completamente naturais e aceitáveis... Bem, é da maneira que cada vez mais pessoas poderão ver o excelente trabalho que a Mozilla tem feito no Firefox...


Actualização: a Google diz que em resposta às críticas, vai tornar esta "funcionalidade" opcional no Chrome 70.

2 comentários:

  1. Concordo , é de facto preocupante e a Google até está numa posição que estes ticks não deveriam de existir , ultimamente com o projecto militar em que estão envolvidos e ticks de hegemonismo levam-me a pensar que uma empresa só nunca deveria concentrar tanto poder, porque um dia ......

    ResponderEliminar
  2. Está na hora de começar a pensar em mudar de browser...a Google está a ficar demasiada gananciosa...

    ResponderEliminar