2018/10/17

Facebook Portal pode ser usado para recolher dados dos utilizadores


Depois de inicialmente ter dito que os dados recolhidos através dos seus smart displays Portal não seriam utilizados para efeitos publicitários, o Facebook dá o dito por não dito, dizendo que afinal isso poderá acontecer.

Se em termos de funcionalidades os Portal e Portal Plus do Facebook ficam bastante atrás das propostas da Amazon e Google - basicamente estando dedicados às video-chamadas - restava o conforto de saber que tudo o que se fizesse com estes dispositivos não seria utilizado para acumular mais dados sobre os utilizadores. Pelo menos, era isso que o Facebook inicialmente tinha dito.

Agora, o Facebook vem dizer que isso não passou de um mal-entendido, e que de facto, integrando a família de produtos e serviços do Facebook, os dados que forem recolhidos através da utilização dos Portal poderão, de facto, ser usados para efeitos de criação do perfil dos utilizadores e respectiva apresentação de publicidade direccionada.

Não se pode dizer que seja algo inesperado (inesperado foi ter executivos do Facebook que inicialmente tinham dito o contrário)... Sendo algo que se deverá ter em conta no momento de considerar a compra deste tipo de produtos - que infelizmente começa a tornar-se em algo mais próximo do "escolher o mal menor".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)