2018/10/13

Holandeses captam foto da Lua e Terra tirada por satélite chinês


Enquanto algumas pessoas ainda vão desperdiçando tempo a argumentar que a Terra é plana, outras vão-se entretendo com as maravilhas da tecnologia, que permitem que até um grupo de amadores possa captar fotos da Terra e Lua usando um satélite chinês.

Um grupo de entusiastas "aproveitou-se" de um micro-satélite chinês lançado em Maio deste ano e que está actualmente em órbita da Lua, para captar mais uma fantástica foto que nos mostra o nosso planeta visto do espaço, com a Lua em primeiro plano.

Antes que surjam suspeitas de que estes entusiastas teriam hackado o satélite para obter esta imagem, importa esclarecer que este micro-satélite construído por uma equipa do Harbin Institute of Technology na China, tem como propósito principal essa mesma função: deixar que rádio-amadores possam enviar comandos e receber os seus dados.

Este micro-satélite apanhou boleia de outro, de maiores dimensões, e que servirá para assistir a comunicação com o rover Chang’e 4 que a China planeia enviar para explorar o "lado negro" da Lua - que é assim designado não por estar permanentemente na escuridão, mas por não ser visível da Terra, devido à velocidade de rotação da Lua e da sua órbita, que faz com que apresente sempre a mesma face voltada para nós.

12 comentários:

  1. No século XXI as teorias que por vezes me dou ao trabalho de ler só para perceber até aonde é que a argumentação absurda e sem qualquer fundamento cientifico pode chegar , é de porem todos os cabelos ou os que restam do nosso corpo em pé de guerra, como é que existe gente tão inculta e obtusa, essa é a pergunta que deixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem teorias e teorias...não convém generalizar tudo!!

      Eliminar
  2. Mas quem é que generalisa, ou estás do lado da CIÊNCIA ou andas por caminhos muito estranhos e qualquer teoria que não esteja integrada no processo científico, para mim não tem qualquer valor, e mais na maior parte dos casos só serve para promover o ou os próprios congetores e sabe-se lá com que objectivos, na maior parte dos casos muito obscuros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de tudo convém esclarecer o que é uma teoria:

      Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Com sua evolução o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade.

      Teoria é também uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante de um fato. Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização.

      Na área da Matemática, teoria é qualquer proposição que, para ser admitida precisa de demonstração.

      Uma teoria científica é a parte especulativa de uma ciência, por oposição à prática. É um sistema consistente formado por observações, ideias e axiomas ou postulados, constituindo no seu todo um conjunto que tenta explicar determinados fenômenos.

      São exemplos de teorias científicas: Teoria do Caos, Teoria da Comunicação, Teoria do Conhecimento, Teoria da Evolução, Teoria dos Jogos, Teoria dos Quanta, Teoria da Relatividade, entre outras.

      Em filosofia, teoria é o conjunto de conhecimentos que apresentam graus diversos de sistematização e credibilidade, e que se propõem a elucidar, interpretar ou explicar um fenómeno ou acontecimento que se oferecem à actividade prática.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ok , boa explicação a que deste e agradeço , não estou a ironizar, a questão é que estas '' teorias '' que se falam neste artigo são delírios de mentes na maior parte dos casos ou perturbadas ou como disse no meu post anterior com interesses muito pessoais , como os ligados a seitas e a outros fenómenos como de extremismo religiosos, em última análise ignorância, neste caso o que o artigo transmite é que para certas pessoas o método cientifico não vale nada e bem poderíamos estar em plena idade média com todo o poderio da Igreja a dizer que o Planeta Terra era o centro do Mundo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O centro do mundo não, o centro do universo!

      Eliminar
  5. Tenho uma duvida: Se este satélite está em orbita e tirou uma foto com a Lua em primeiro plano, quer dizer que está numa orbita mais alta que a da Lua? Pensei que isto não seria possível porque como o satélite tem uma massa pequena, a esta distancia da terra, ia escapar à sua gravidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que tinha metido no artigo mas afinal estava em falta (já editei): está em órbita da Lua.

      Eliminar
    2. Era para ver se a malta estava atenta?? ;)

      Eliminar