2018/10/22

Instalação de apps Android offline via P2P chegam à Play Store


A Google já começou a tirar partido da capacidade de instalação de apps Android via P2P em modo offline, de forma oficial.

Se para algumas pessoas o acesso à internet é um privilégio do qual podem usufruir como e quando bem entendem, com tarifários com gigabytes de dados móveis e WiFi sempre à disposição; para muitas outras, esse acesso continua a ser um bem precioso, de acesso bastante limitado e dispendioso, que obriga a uma perspectiva diferente sobre tudo o que se faz.

Serão essas pessoas que acharão ridículo que, depois de alguém ter feito download de uma app com dezenas ou centenas de megabytes, todas as restantes pessoas que a queiram instalar tenham também que gastar dos seus próprios dados para fazer... coisa que deixa de ser necessária com o novo sistema implementado pela Google. Passa a ser possível descarregar e partilhar apps Android em modo P2P (Peer-2-Peer), de forma idêntica à que se faria com um APK de uma app instalada fora da Play Store - mas com a grande diferença de que estas apps continuam a ter a sua proveniência e segurança garantida, mesmo em modo offline.

Ao contrário de uma app instalada via APK de origem "desconhecida", estas apps passam a ficar integradas na Play Store, tal como se tivessem sido instaladas através dela em modo online. As vantagens serão de principal importância para todos os que passam a maior parte do tempo sem acesso à internet, permitindo que os utilizadores possam facilmente partilhar as apps que têm nos seus smartphones com os seus amigos, sem qualquer preocupação quanto ao consumo de dados ou receio de que se trate de uma app adulterada.

5 comentários:

  1. E como e feita a transferência por P2P? Via access point Wifi, sem net? Por bluetooth?

    Ideia interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser por point Wifi/hotspot , app google files é assim que funciona

      Eliminar
    2. WiFi directo entre os dispositivos.

      Eliminar
  2. para isso uso a apk XENDER.

    ResponderEliminar