2018/10/07

NASA vai reactivar computador original do Curiosity


Problemas no computador que controla o rover Curiosity em Marte fizeram a NASA reactivar o computador alternativo para tentar descobrir o que se passa - mas este é o computador que já foi desactivado no passado devido a problemas.

Como é habitual nas missões espaciais, o rover Curiosity conta com um "cérebro" redundante, com dois computadores completamente independentes (o "Side A" e o "Side B") que podem assumir o controlo no caso de problemas com o outro. Actualmente, é o computador Side B que tem estado a controlar o rover, mas tem tido problemas a manter a memória de longo prazo - algo que a NASA quer tentar resolver passando o controlo para o Side A.

Só que, o computador Side A era o que originalmente controlava o rover desde a sua chegada a Marte, mas há cerca de cinco anos começou a ter um comportamento errático que fez com que a NASA transferisse as operações para o Side B, que tem tomado conta das operações desde então.

Claro que este tipo de decisão não é feito à toa, e a NASA tem plena confiança de que o computador Side A estará agora apto para funcionar em pleno e assistir na análise para detectar o que se passa com o seu congénere Side B. Esperemos que a conclusão não seja de que teria sido melhor ter lá incluído um terceiro computador como backup.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)