2018/10/13

Robot Spot começa a trabalhar a inspeccionar obras


Não será tão impressionante quanto ver o Atlas a saltar sobre obstáculos como um super-herói, mas o robot quadrúpede Spot da Boston Dynamics começa a aproximar-se da utilização comercial, como inspector de obras.

Um dos problemas da Boston Dynamic, que muito tem feito pela evolução dos robots, é demonstrar como esses avanços poderão ser aplicados de forma comercialmente viável no mundo real. Isso começará a ser feito com um primeiro lote de robots Spot que serão vendidos já no próximo ano, e segundo a demonstração agora revelada, uma das aplicações será a inspecção de obras.

O vídeo que se segue mostra o Spot a movimentar-se sem problemas num prédio em construção, não faltando sequer alguns momentos mais "arrepiantes" quando ele para momentaneamente para "abrir a boca" - que neste caso contém sensores adicionais que poderão ser usados para verificar medições, etc. (mas que poderão ter o efeito secundário de causar alguns pesadelos entre os trabalhadores humanos com quem partilhar o espaço).

... Não esquecer que este é o robot que já nem sequer se deixa intimidar por portas... e que também já foi sujeito a comportamento abusivo para validar a sua resistência a todo o tipo de interferências.

1 comentário:

  1. Quando eles começarem a ser usados para nos controlar é que vai ser complicado...

    ResponderEliminar