2018/10/11

ZUK Z2 recebe ZUI 4.0 (beta)


O ZUK Z2, também conhecido como o Zukão, é ainda um dos smartphones com maior sucesso no mercado. Embora as actualizações oficiais estejam a demorar a aparecer, a Lenovo disponibilizou finalmente o ZUI 4.0 beta, revelando que este smartphone com mais de dois anos não ficou esquecido.

Os Nexus da Google são uma memória do passado, e os novos Pixel são um equipamento de luxo acessível a uma reduzida fracção dos utilizadores. O ZUK Z2 foi uma das melhores opções que apareceu nos últimos anos, tendo estado disponível por valores irresistíveis, superando o anterior "bom negócio" do Asus ZenFone 2, que muitos dos nossos leitores chegaram a aproveitar.

O ZUK Z2 não tem os 6GB+128GB da versão Pro, mas tem 4GB+64GB que ainda hoje são bastante adequados para acompanhar o seu Snapdragon 820. Para além disso tem um ecrã Full HD de 5" que o torna mais compacto (coisa rara nos dias de hoje), e o seu 1mm a mais de espessura (8.5mm) permite-lhe ter uma bateria de 3500mAh, maior que a da versão Pro (3100mAh). Também tem USB Type-C com Quick Charge 3.0, que carregará 80% da bateria em apenas 1h, e também é compatível com carregadores wireless. A câmara de 13MP traseira usa um sensor ISOCELL da Samsung, podendo gravar vídeos Ultra HD 4K, e vídeos em slow motion a 960fps (a resolução reduzida). Na frente apresenta uma câmara de 8MP com pixeis de 1.34µm pixels. Nada mau para um smartphone lançado em Junho de 2016. A completar o conjunto, temos dual SIM, BT 4.1 e sensor de impressões digitais na frente.

Este smartphone foi lançado com Android 6.0, recebendo o Android 7 Nougat em meados de 2017. A actualização para o Android 8 Oreo já não correu tão bem, pois a Lenovo apenas actualizou a versão Chinesa para o ZUI 3.5. Mas agora, terá oportunidade para se redimir, pois a nova ZUI 4.0 já está a ser disponibilizada em versão beta para o Z2, Z2 Pro, e vários outros smartphones da marca (Lenovo S5, Lenovo K5, K5 Play, Moto Z-series 2018, Moto Z2 Play), pelo que é de esperar que dentro de algum tempo comece a ser distribuída a nível global. Tendo em conta que estamos a falar de um smartphone com mais de dois anos de mercado, está é uma excelente notícia para todos os que ainda utilizam este smartphone.

7 comentários:

  1. Eu tenho este smartphone e posso garantir que nunca teve quick charge, aliás, muitas pessoas queimaram as baterias por usarem carregadores quickcharge. O carregamento wireless também nunca vi, aliás eu cheguei a abrir o meu e não tinha lá nada para carregamento wireless.
    Este equipamento tinha boas specs em papel, tem uma comunidade gigante que o faz ser especial, no entanto a qualidade das peças utilizadas deixa muito a desejar, foram várias as pessoas a ficarem sem o equipamento muito cedo, baterias queimadas, sensores que deixavam de funcionar, incluindo o regulador de voltagem, etc. N

    ResponderEliminar
  2. Tenho um Zuk Z2 Plus e o Pro e posso dizer que nunca tive qualquer problema de hardware. Tenho o Z2 parado à espera que chegue uma bateria pois tive de trocar o ecran, pois partiu. De resto a única queixa que tenho no Pro é o consumo elevado de bateria. De resto ambos os aparelhos são de melhor que se tem feito e os preços da altura... imbativeis. O Pro ainda é o meu daily driver e recomendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pro para mim é ligeiramente superior. Alem do ecran Oled que faz toda a diferença, os 128gb de rom são bem mais rápidos pois é UFS 2.0 vs o eMMC do Plus. O Plus tem a grande vantagem de para mim ter um design mais limpo e o de tamanho perfeito.

      Eliminar
    2. Também tenho um Pro, o consumo elevado de bateria tenho detectado em algumas aplicações, mas de resto considero fiável e tendo em conta os 200€ que dei por ele, não há ainda nada melhor actualmente no mercado em hardware, o que falha é a falta de actualizações ou não ter android puro

      Eliminar
  3. A ZUI4 já vem um pouco tarde. Para quem se queira aventurar, já existem ROMs (versão Alpha) com Pie. Pessoalmente, tenho uma Oreo no meu Plus há bem mais de um ano e sempre impecável.

    ResponderEliminar
  4. Alguém já testou a ZUI 4.0 no Z2 Pro?

    ResponderEliminar
  5. Custo benefício impecável . Nunca tive problemas com meu zuk. Sempre utilizei a zui. A atualização vem uma boa hora vai chegar com a minha nova bateria 👏👏

    ResponderEliminar