2018/11/18

Drone solar da Boeing vai voar em 2019


A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar o seu drone solar Odysseus em 2019, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma.

Embora o Facebook tenha desistido de desenvolver o seu drone solar Aquila há muitas outras empresas que continuam a perseguir o objectivo de criar um drone que possa manter-se no ar por tempo ilimitado apenas com a energia do Sol, e o projecto apoiado pela Boeing irá mostrar o que vale já no próximo ano.

O Odysseus terá como objectivo tornar-se uma alternativa aos satélites, uma vez que permitirá criar plataformas de observação da Terra de alta altitude, mas um custo que será uma fracção da de um satélite. Aliás... coloca-se a pergunta se não seria mais eficaz recorrer a estes drones para criar uma rede de internet global, em vez de lançar 12 mil satélites para o espaço - embora a versão espacial tenha a vertente de não precisar preocupar-se com as questões territoriais das fronteiras geográficas e toda a burocracia de licenças que seria necessário tratar com cada país pode onde desejasse voar...

Mas primeiro, será preciso demonstrar que este drone consegue mesmo manter-se no ar durante meses... e depois logo se pensa em tudo aquilo para que poderá ser utilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)