2018/11/16

Google lança app para estabelecimentos no Google Maps


Depois do falhanço monumental do Google+ enquanto rede social, a Google vai tentando transformar o Google Maps numa mini-rede social, e lança uma app para fomentar o interesse dos estabelecimentos e combater o Facebook Pages.

Actualmente, a maior parte dos estabelecimentos, como restaurantes, bares e cafés, opta quase sempre por ter uma página no Facebook onde vão partilhando coisas e obtendo feedback dos clientes. A Google contrapõe com a ideia de que muitos clientes poderão encontrar esses estabelecimentos no Google Maps, e que para além da informação que já lá é disponibilizada (horários, avaliações dos clientes) é lá que estes negócios se devem focar.

A nova app Google My Business vem facilitar essa tarefa, ao estilo do que a app Facebook Pages faz pelas páginas no Facebook; permitindo fazer actualizações, publicar notícias, e manter o contacto com os clientes - que têm a opção de "seguir" o estabelecimento, e até podem entrar em contacto com eles via mensagens... sim, mais um serviço de mensagens da Google, a somar à colecção já existente.

Continuo a achar que é um caminho "arriscado" querer transformar o Google Maps numa rede social... mas por outro lado acho que pode ser uma aposta que poderá vir a dar resultado, na perspectiva de se estar a caminhar para um futuro onde não se vai querer estar a pesquisar por algo que está à nossa frente, e preferindo clicar em algo que vemos num mapa ou que nos é apresentado automaticamente com base na nossa localização. Esperemos é que, no processo, a app do Google Maps não se perca pelo caminho...


3 comentários:

  1. a quantidade de apps de mensagens da Google é inacreditável. O hangouts não é nada de especial, nunca foi possível uma funcionalidade básica de transferir ficheiros. Até o google talk tinha funcionalidades mais úteis. Podiam concentrar-se e fazer uma coisa de jeito

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o problema está na falta de visão em incentivar o uso das apps já existentes, podiam adicionar essas funções ao Google Maps que todos têm mas nem todos usam. A política da Google em criar mais e mais apps para depois encerrar é desastrosa.

    ResponderEliminar
  3. Já utilizo a APP Google my business a 1 ano.

    ResponderEliminar