2018/11/18

HRE lança primeiras jantes impressas em 3D em titânio


A revolução da impressão 3D não está a ocorrer apenas em casa de makers e entusiastas, e a HRE demonstra isso mesmo ao criar as primeiras jantes de titânio impressas em 3D.

Se muitos criticam as impressoras 3D como sendo meros brinquedos, por imprimirem apenas peças em plástico; há que relembrar que no sector industrial se começam a tornar cada vez mais populares as impressoras 3D capazes de imprimir peças em metal. É disso exemplo estas jantes futuristas da HRE Wheels.

Estas jantes de titânio impressas em 3D têm um design que seria impossível de replicar utilizando os processos de fabrico convencionais, com elementos que passam uns por dentro dos outros, criando um puzzle tridimensional hipnótico.



Infelizmente, não se trata ainda de jante funcional completamente impressa em 3D de uma única vez, já que na verdade apenas os "braços" da jante são impressos em 3D em múltiplas peças, que ainda necessitam de trabalho manual (remoção de estruturas de apoio, maquinação para calibração das medidas, etc) e que posteriormente são montadas num aro de fibra de carbono - embora sejam operações que são descritas como sendo "mínimas" face ao trabalho que se teria com uma jante fabricada através de processos convencionais.

Ainda assim, ficamos a aguardar pela primeira jante de titânio que possa ser impressa em 3D de uma só vez, e sair da impressora directamente para o automóvel! :)


3 comentários: