2018/12/21

Apple impedida de vender iPhones 7 e 8 na Alemanha


Depois da China, também na Alemanha se assiste à suspensão da venda de iPhones mais antigos devido às queixas da Qualcomm que acusam a Apple de violar algumas das suas patentes.

A Apple tem dito que estas tácticas da Qualcomm não passam de manobras "desesperadas", mas ao que parece têm estado a resultar e a alastrar-se para o ocidente. Na China, a Apple já apelou ao tribunais dizendo que tal proibição poderia forçar a que fizesse um acordo com a Qualcomm em condições menos vantajosas (não será precisamente esse o propósito?!?) e levou a que lançasse uma actualização ao iOS de emergência, alterando uma animação que supostamente estaria na base da queixa.

Na Alemanha, o caso não deverá ficar resolvido com uma simples actualização, já que a queixa tem a ver com a utilização de determinados chips que a Qualcomm diz que violam a sua propriedade intelectual, e que afectam os iPhone 7 e 8 - mas não os mais recentes iPhones XS e XR.

Embora a Apple também já tenha recorrido desta decisão, a única atenuante é que a Alemanha é um país onde a Apple costuma vender um número reduzido de iPhones (cerca de 10 milhões por ano), estimando-se que cerca de metade serão destes modelos mais antigos. Por isso, embora seja uma vitória que a Qualcomm pode ostentar como justificativo de que tem razão, não é algo que tenha um impacto real significativo - em nada comparável com a proibição na China.

Seja como for, se a Qualcomm conseguir ir somando destas vitórias em cada vez mais países, a Apple irá ter obrigatoriamente que repensar a sua estratégia, pois os iPhone 7 e 8 ainda são modelos que têm bastante saída, face aos preços elevados dos iPhones XS e XR.

1 comentário:

  1. Até faz bem provarem do mesmo veneno... lol...
    O final disto será um "entendimento amigo" entre as partes e siga para bingo.
    Se houver necessidade de passar $$$ de mãos, mais uns cêntimos no preço final dos produtos e pronto, o comprador ajuda a pagar a coisa... ;)

    ResponderEliminar