2018/12/21

Teste a smart speakers dá vitória ao Google Assistant


Um teste efectuado aos mais populares assistentes nos smart speakers deu a vitória ao Google Assistant, mas revela igualmente que todos os demais têm também melhorado de forma substancial.

Entre o Google Assistant, Siri da Apple, Alexa da Amazon e Cortana da Microsoft, não temos falta de assistentes digitais desejosos de nos ajudar - embora nem sempre o consigam fazer. Ainda assim, o resultado de um teste que avaliou a sua capacidade de compreensão e de resposta a perguntas, com 800 perguntas, mostra que o Google Assistant ainda permanece numa classe à parte.


A nível da compreensão, todos eles se comportam exemplarmente, com resultados acima dos 99%. No entanto, o Google Assistant é o único a ter conseguido uma pontuação perfeita de 100%, compreendendo as 800 perguntas e comandos que foram dados.

Já quanto a responder correctamente às mesmas, as coisas são um pouco mais complicadas. O Google Assistant foi o melhor classificado, com 87.9% de respostas correctas; sendo que na posição seguinte temos a Siri com 74.6%, Alexa com 72.5%, e na última posição e mais afastada, temos a Cortana com 63.4%.

Embora a superioridade do Google Assistant seja evidente, há alguns aspectos curiosos quando se olham para os resultados por categorias.




Embora o Google Home lidere nas perguntas referentes a locais, comércio, navegação e informação; a Siri fica na segunda posição nestas mesmas categorias - com a excepção da informação, onde a segunda posição pertence à Alex - e fica à frente na categoria de comandos. Adicionalmente, não deixar de ser estranho que na parte do comércio, onde se esperaria que o Echo e Alexa se destacassem, não só a Siri fique ligeiramente melhor posicionada (56% vs 52%) como se tenha um enorme fosso daí para os 86% obtidos pelo Google Assistant.

Há ainda muito por melhorar, mas as boas notícias é que se tem assistido a uma espectacular evolução destes assistentes nos últimos anos; pelo que daqui por mais um par de anos é provável que as coisas estejam bem mais renhidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]