2018/12/25

iOS 12.1.2 está a deixar utilizadores sem "rede"


A actualização apressada do iOS 12.1.2, para tentar evitar a proibição das vendas na China conseguida pela Qualcomm está a ter efeitos secundários adversos para alguns utilizadores, deixando os seus iPhones sem poderem fazer ou receber chamadas, SMS, ou ter acesso a dados móveis.

Para além da alteração da animação de encerrar apps, esta actualização vem com suporte mais alargado para a funcionalidade dual SIM - sendo que o segundo cartão SIM é um cartão eSIM integrado no próprio iPhone, e que tem permanecido desactivado e inacessível. Infelizmente, parecendo querer seguir as pisadas das problemáticas actualizações do Windows da Microsoft, também este iOS 12.1.2 está a levar alguns utilizadores ao desespero.

As suspeitas de que esta actualização pudesse ser problemática surgiram logo no início, quando a Apple apressou o lançamento de uma nova actualização mantendo a mesma versão, mudando somente o "build number" - e que já indicava que tivesse sido fazer uma qualquer correcção de última hora. Mas, mesmo contando com um número de modelos mais limitados, fazer actualizações à pressa raramente acaba bem... e que o digam os utilizadores que com esta actualização passaram a ter um "iPod" em vez de um iPhone, sem possibilidade de fazerem chamadas, enviarem ou receberem SMS, ou terem dados móveis.


Embora seja de esperar que a Apple vá rectificar a situação a curto prazo, não se pode ignorar que todo e cada dia será um dia a mais, para quem deu mais de mil euros por um smartphone topo de gama... que devido a um qualquer bug deixou de conseguir fazer o que faz um telemóvel de 20 euros...


Se por um lado se pode considerar necessário - ou até mesmo exigido - que os fabricantes tenham a capacidade para fazer chegar actualizações aos seus equipamentos a tempo e horas; é altura de considerar também que os utilizadores deverão ter o direito de facilmente poder reverter para uma versão anterior, para que em situações como estas, pelo menos, consigam manter o smartphone / computador / ou qualquer outro dispositivo funcional.

3 comentários:

  1. Merry Christmas... A A A Apple... ;)

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, que nunca tal notei com updates em muitos anos de iOS, após esta atualização o comportamento da bateria está estranho. Aparentemente muito maior consumo mas depois chega a 1% e fica, pelo menos, 2 horas e com alguma utilização...
    Aguardo serenamente correção, já reportei à Apple.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calibra o indicador de bateria - deixa descarregar totalmente e volta a carregar até 100%.
      Numa atualização do SO o indicador de carga de bateria pode ficar descalibrado (indica uma carga diferente da real).

      Eliminar