2018/12/06

OnePlus vai ser a primeira a utilizar Snapdragon 855


A OnePlus há muito que tinha revelado as suas intenções de ser uma das primeiras empresas a lançar um smartphone 5G no mercado, e agora fica muito bem posicionada para isso, garantindo a primeira posição para utilizar o novo Snapdragon 855 da Qualcomm.

Actualização: afinal parece que foi um lapso na tradução, e que o que a OnePlus queria dizer era que seria uma das primeiras a utilizar este chip, não necessariamente a primeira.

O próximo topo de gama da OnePlus irá ser o primeiro smartphone a utilizar o Snapdragon 855 e a dar o salto para as redes 5G - sendo também um dos primeiros equipamentos 5G a ficar disponível no mercado europeu, quando for lançado em meados de 2019. No entanto, nem tudo são boas notícias...

Ajudando a compreender porque motivo a Qualcomm não integrou o seu modem 5G X50 no seu novo Snapdragon, a OnePlus refere que este futuro topo de gama 5G irá ter um preço que será $200 a $300 superior ao do actual modelo. Isto significa que teremos um OnePlus a aproximar-se do patamar dos 800 ou 900 euros onde várias outras marcas já se encontram (e faz-nos pensar para que novos patamares esses modelos irão quando transitarem para a tecnologia 5G).


Mas a OnePlus está consciente que nem todos estarão dispostos a pagar este valor extra para ter 5G nesta fase inicial, e por isso irá manter também um sucessor do actual 6T, "apenas" com tecnologia 4G - que neste Snapdragon 855 poderá atingir velocidades de 2Gbps de download, se suportadas pela rede celular.

A situação não será propriamente nova, podendo traçar-se paralelos para quando se esteve na transição dos smartphones 3G para 4G (embora sem um aumento tão drástico no preço). Esperemos é que continuam a existir fabricantes e modelos que contrariem esta alucinante tendência da subida do preço dos smartphones para valores exorbitantes, que querem tentar convencer o mercado de que smartphones a 1000 euros é a nova "normalidade".

3 comentários:

  1. Será mesmo Carlos ?

    https://www.phonearena.com/news/oneplus-not-first-company-snapdragon-855-smartphone-release_id111702

    ResponderEliminar
  2. primeiro será o Galaxy S10 em Fevereiro, oneplus so sai para Junho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O S10 não virá com 5G no lançamento. A Samsung também já disse que a versão com 5G só chegará mais tarde - e será também de esperar agravamento no preço...

      Eliminar