2018/12/18

Samsung patenteia ecrã verdadeiramente holográfico


A Samsung ainda nem sequer revelou publicamente o seu smartphone com ecrã dobrável, mas já está a trabalhar na tecnologia que se segue: a dos ecrãs - verdadeiramente - holográficos.

Nos últimos anos vimos os fabricantes tentarem, e falharem, na tentativa de convencer o mercado a adoptar televisores 3D, mas isso é algo que de tempos a tempos ainda vai surgindo (recentemente com o caso do smartphone RED com display "holográfico"). O problema, na maioria dos casos, é que mesmo estes ecrãs supostamente holográficos não são verdadeiramente holográficos, acabando por ser apenas versões mais evoluídas do mesmo sistema que é utilizado em postais para criar o efeito de profundidade 3D ou de uma pequena animação - mesmo alguns que se aproximam bastante do efeito desejado.

Um holograma é algo bem diferente e muito mais complexo... permitindo recriar integralmente uma cena tridimensional, como se pode ver neste espectacular exemplo:



Será possível alguma vez recriar este tipo de coisa num ecrã dinâmico? A Samsung diz que sim, está a pedir uma patente de um ecrã realmente holográfico.




Como bem sabemos, pedir uma patente em nada garante que a tecnologia existente seja capaz de a tornar realidade neste momento; mas esta é uma área onde a Samsung tem feito investigação há anos, e que assentaria que nem uma luva no seu negócio de produção de ecrãs, sendo que os seus ecrãs OLED são actualmente considerados os melhores para dispositivos móveis.

Contrariamente ao que alguns sites estão a dizer relativamente a esta tecnologia, ainda não se trata de ter algo capaz de projectar "hologramas no ar" como se vê nos filmes - embora também haja projectos a trabalhar nisso - mas sim a de criar um ecrã que funcione como uma janela verdadeiramente 3D através da qual se possa espreitar.

... Talvez seja algo que se possa ver em acção para o Galaxy S20... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]