2019/01/27

Câmara de vigilância open-source com Raspberry Pi


As câmaras de vigilância IP são extremamente úteis para vermos o que se passa em nossa casa, mas no caso de não quererem confiar em nenhum fabricante... nada como criar a nossa própria câmara, open-source, e totalmente sob o nosso controlo.

Nesta altura de grande desconfiança no hardware - para não falar dos muitos casos de vulnerabilidades e falhas de segurança que têm exposto câmaras de vigilância ao mundo - será natural que muitas pessoas "troçam o nariz" quanto à ideia de porem câmaras em sua casa. Também não ajudará que muitas delas, na ânsia de facilitarem a vida aos utilizadores, recorram a serviços desconhecidos na cloud (ou pelo menos, fora do seu controlo directo) e que podem também causar suspeição adicional quanto a quem terá acesso a essas imagens.

Como se costuma dizer, para grandes males grandes remédios, e por isso uma potencial solução passa por se criar uma câmara de vigilância de raiz, recorrendo ao sempre confiável Raspberry Pi.


O projecto consiste essencialmente na parte de criar o invólucro para a câmara, que neste caso conta também com LEDs IR para efeitos de visão nocturna; já que da parte do software tudo acaba por ser facilitado pela utilização do MotionEyeOS - um sistema já concebido para efectuar todo o tipo de processamento para efeitos de câmaras de vigilância, incluindo a detecção de movimento.

... Ao menos assim, sabem garantidamente que a câmara só faz aquilo que querem que ela faça.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)