2019/01/03

Lentidão do Chrome OS em modo tablet deve-se aos cantos arredondados


Parece estar encontrado o culpado de alguns atrasos e solavancos no Chrome OS quando está a funcionar em modo tablet, e que estará relacionado com a forma como o sistema desenha os cantos arredondados de alguns elementos.

O Chome OS é, por norma, um sistema operativo bastante fluido, até mesmo em máquinas com hardware modesto; pelo que se tornou ainda mais estranho ver "solavancos" quando se usa o sistema em modo tablet e apenas quando se realiza uma operação específica de aceder ao modo "overview" com um gesto de deslizar do topo do ecrã.

Um pouco de investigação parece ter determinado que o problema terá a ver com a forma como estão a ser desenhados os cantos arredondados, e que em combinação com outros efeitos que estão a ser aplicados (como o fundo desfocado) provoca um excesso de processamento que origina os atrasos indesejados.

O problema já foi marcado como sendo de resolução prioritária, pelo que a sua solução deverá chegar com a próxima actualização do Chrome OS. Interrogo-me é porque motivo este tipo de coisa não é apanhada antes de chegar ao público - será por causa dos developers terem normalmente máquinas mais potentes e menos susceptíveis a este tipo de problemas? Ou será um simples sinal do desmazelo que tem proliferado no software, e onde não se tem grande preocupação com as optimizações? Sendo que se for lento agora, deverá correr bem quando sair o hardware do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)