2019/01/24

Notícias do dia

Dezenas de câmaras municipais portuguesas com documentos expostos na net; Xiaomi mostra smartphone com ecrã dobrável em vídeo; Chrome pode deixar de ser compatível com uBlock Origin; carregamentos PlayStation chegam às caixas Multibanco; nas promoções temos o Umidigi F1 a €177 (que pode fica a €88 se forem rápidos); Android 9 Pie chega aos Nokia mais económicos em breve; e Google lança mini-jogo para identificação de phishing.

Antes de passarmos às notícias do dia, já está a decorrer o passatempo FCA que te pode valer exemplares do livro "Criatividade em Sistemas de Informação"; e aproveito para relembrar que o nosso primeiro meeting mensal de 2019 é já este sábado.

Galaxy S10 revela furos no ecrã e ficha para headphones



O Galaxy S10 da Samsung é mais uma das vítimas dos "leaks" antes da apresentação oficial (diga-se que, desde os tempos de Steve Jobs que praticamente nenhuma marca tem conseguido manter os seus modelos "secretos"), e vem confirmar os rumores que circulavam. Os S10 vão ter o ecrã mais "full-screen" de todos os Galaxy S, e optando pelo ainda relativamente incomum furo para a câmara em vez do notch - com furo alargado no S10+ para acomodar uma câmara dupla ou câmara 3D.


Não menos interessante é o facto da Samsung ter optado por manter a ficha de 3.5mm para os headphones nestes novos topo de gama, o que dá mais força ao movimento dos utilizadores que exigem o regresso desta ficha, perante o panorama pouco agradável dos headphones USB-C.


Próxima XBox virá com Ray Tracing e SSD de 1TB



Embora ainda não haja datas oficializadas para a chegada da sucessora da Xbox One X, os rumores vão apontando para o que se poderá esperar desta próxima consola que pretende continuar a manter-se no topo da tabela em termos de capacidade do hardware.

Até ao momento, as coisas que têm sido referidas com maior credibilidade apontam para um CPU 8c/16t, GPU com mais de 12 Teraflops (para referência, a actual Xbox One X fica-se pelos 6 Teraflops) e com aceleração para ray-tracing, 16GB de RAM GDDR6, e SSD NVMe de 1TB com transferências de mais de 1GB/s. Resta esperar que a MS não tenha ideias de seguir a tendência de preços dos smartphones e GPUs topo de gama, elevando o preço para lá dos 1000 euros...


Georgia continua a apostar em força nas Bitcoins



A euforia das criptomoedas deu lugar à desilusão de as ver tombar desde o seu último pico em Dezembro de 2017, mas enquanto uns abandonaram o sector e venderam as suas máquinas, na Georgia o negócio continua como sempre, fruto das isenções fiscais e da electricidade a custo reduzido.

... Só o futuro dirá se estas empresa serão visionárias e valerão "biliões" caso as Bitcoins voltem a subir para os valores estratosféricos previstos por alguns especialistas, ou se estão apenas a desperdiçar energia numa moeda condenada ao esquecimento.


Samsung tem ecrã OLED 4K de 15.6" para portáteis



A Samsung Display prepara-se para expandir a produção de ecrãs OLED para além do segmento dos smartphones, tendo criado um ecrã OLED 4K de 15.6" que se torna num sério candidato para portáteis topo de gama.

Os OLED já revelaram as suas vantagens em termos de qualidade de imagem, tanto nos smartphones (por mão da Samsung Display) como nos televisores (por mão da LG). Esta ofensiva para o segmento dos monitores / portáteis é interessante, pois vai por à prova a evolução dos OLED e a sua capacidade de resistir aos problemas de retenção de imagem que estão associados a esta tecnologia. A utilização como "monitor", com conteúdos estáticos no ecrã, será um dos cenários mais complicados para os OLEDs... pelo que vai ser interessante ver que tal estes ecrãs da Samsung se irão comportar ao fim de alguns meses de uso.

Por outro lado, pode ser que com isto também se promova a utilização de ecrãs OLED nos tablets. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: