2019/02/21

Apple faz "limpeza" no Shazam e remove ligações a serviços externos


A Apple comprou a popular app de reconhecimento de música Shazam e, depois de ter eliminado a publicidade, livra-se agora das ligações a serviços externos que ainda permaneciam.

Com os abusos da privacidade dos utilizadores a serem um tema recorrente nas notícias, a Apple tem-se assumido como sendo uma das poucas empresas que quer respeitar isso. E mais que dizê-lo, importa fazê-lo, para demonstrar que está mesmo empenhada nesse objectivo. É precisamente isso que acontece com o Shazam, que com a última actualização da app para iOS se livra das ligações a inúmeros serviços externos de tracking, da Admob, Doubleclick, Facebook, MoPub, e outros.

A Apple cortou todos os serviços externos que poderiam ceder dados do comportamento dos utilizadores na app, com excepção de um - o HockeyApp - um serviço da Microsoft utilizado para o teste e desenvolvimento de apps, e que também deverá ter os dias contados, considerando que a Apple detém o Testflight, que também cumpre o mesmo propósito.

Resta agora saber se este corte também irá ser feito na versão Android, já que embora tenham sido removidos alguns dos serviços, continuam a estar presentes as associações ao Facebook, Google, e vários outros serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)