2019/02/01

Carro eléctrico fica encravado no trânsito a fazer actualização


As actualizações, que tantas vantagens têm, podem também revelar-se uma dor de cabeça - e a comprová-lo está um condutor que, devido a uma actualização, ficou com um carro parado no meio do trânsito na China durante mais de uma hora.

Muitas pessoas estarão familiarizadas com a inconveniência do seu computador decidir aplicar actualizações no pior momento possível, mas isso torna-se ainda mais complicado quando é transposto para os automóveis. Um condutor estava a testar um automóvel eléctrico NIO na China, quando tomou a infeliz decisão de aceitar fazer uma actualização enquanto estava parado no trânsito. Pensava ele que seria algo rápido... nunca esperando que o processo demorasse mais de uma hora, e no processo gerando ainda maior confusão no trânsito, com o veículo a ficar completamente inoperacional durante o processo, nem sequer permitindo abrir as janelas.

Embora se possa atribuir a culpa ao condutor - a NIO diz que o processo de aceitar a actualização indica claramente que a mesma só deverá ser feita com o carro parado em lugar seguro - é um episódio que nos vai relembrando para os efeitos secundários de um mundo com cada vez mais produtos ligados à internet. Mesmo que se considere que se actualizasse o carro quando estivesse parado em casa, não será apenas uma questão de tempo até que alguém tenha uma situação de emergência, em que necessitasse do carro de forma imediata, e o mesmo estar vagarosamente a instalar uma actualização e ficando inacessível durante "sabe-se lá quanto tempo"?

E quem fala de carros fala de muitas outras coisas. Que fazer no caso de uma casa inteligente que também esteja em processo de actualização e impeça que se acendam ou apaguem as luzes, ou se active ou desactive o alarme, ou até que impeça a entrada em casa por estar a actualizar a fechadura "inteligente" da porta?

Esperemos que incidentes como estes possam sensibilizar os fabricantes para a necessidade de desenvolver e implementar sistemas de actualização que não sejam intrusivos nem causem transtorno na vida dos utilizadores - ou será que, em pleno século XXI, com todo o hardware hiper-potente que temos disponível, nos vão tentar convencer de que não é possível?

8 comentários:

  1. O fabricante poderia aprender um pouco com o software dos drones da DJI, não?

    Só permite voar em certas e determinadas zonas.

    Pois bem, neste caso, será NUNCA permitir que o automóvel entre em modo de atualização caso se encontre em estradas ou locais de maior afluencia de trânsito.

    ResponderEliminar
  2. Imaginem daqui a algum tempo um frigorífico "congelar", porque está a fazer uma atualização... Ai tecnologia...

    ResponderEliminar
  3. Que tempestade! Foi apenas uma parvoíce do condutor, o que ele fez num carro elétrico com atualizações diretas foi tocar 2 ou 3 vezes no ecrã, seria o mesmo noutro carro sem essa função mas, com um portátil ou tablet ligado à ficha OBD e fazer qualquer tipo teste ou atualização. De certeza que os fabricantes não vão fazer nada sobre isso a não ser uma mensagem mais esclarecedora a ser mostrada no ecrã.

    ResponderEliminar
  4. Podem e devem fazer, o facto de estar a actualizar não deveria ser sinônimo de ficar inoperacional, a actualização deveria ser feita em segundo plano e as alterações só deveriam ter efeito após o veículo estar parado, pode e deve estar previsto que a aplicação de alterações só deveria ser efectiva na morada que indicassemos, a informação da duração também deveria constar.

    ResponderEliminar
  5. Essa ideia de indicar a morada é inconcebível, terias de registar a tua morada, da oficina da marca, do teu mecânico e se conseguir ligação ao satélite dentro do edifício.

    ResponderEliminar
  6. É fácil. Basta impedir as atualizações se não estiver ligado à tomada a carregar

    ResponderEliminar