2019/02/04

Gboard ganha mais 50 línguas e dialectos - mas os que já tinha estão a piorar?


A Google quer garantir que não haja pessoa no mundo que não possa acelerar a sua escrita usando o seu teclado Gboard, que agora passa a contar com 50 novos dialectos e línguas.

A maioria destes 50 novos dialectos serão completamente desconhecidos da maioria das pessoas, mas mostram o empenho que a Google tem em garantir que o seu teclado Gboard continuará a ser atractivo para elas - com tudo o que de bom (e de menos bom) isso pode representar.

A parte boa é a dos utilizadores poderem escrever de forma mais cómoda usando a sua língua nativa; a menos boa estará relacionada com todo o tipo de dados extra a que a Google poderá ter acesso graças a este teclado.

Embora tenha passado a usar o Gboard como teclado oficial assim que começou a suportar multi-língua simultaneamente (permitindo-me dispensar o SwiftKey), confesso que nas últimas semanas a sua escrita via "glide" e as previsões de palavras sugeridas têm estado cada vez pior. Em diversas ocasiões ao longo do dia sou forçado a escrever as palavras "letra a letra", coisa que nunca me tinha acontecido.

Se calhar seria melhor garantirem que as línguas já suportadas continuam a trabalhar bem, em vez de se preocuparem tanto em adicionar mais e mais línguas e dialectos...

5 comentários:

  1. A maior parte dos erros de digitação que 'cometo' ao comentar aqui neste blogue devem-se a comportamentos totalmente inexplicáveis por parte do Gboard. :(

    ResponderEliminar
  2. E eu voltei ao Swiftkey (e não uso nenhum tipo de glide, typing simples)

    ResponderEliminar
  3. Eu tentei usar o Gboard no ano passado mas voltei rapidamente ao Swiftkey, tanto pela previsão de palavras como pelas funcionalidades extra

    ResponderEliminar
  4. Nos meus últimos tempos do SwiftKey também tinha notado ele começar a ficar pior nas previsões... Mas se calhar, com o Gboard assim, volto a dar-lhe oportunidade.

    ResponderEliminar
  5. Já reparei que nestas caixas de comentários do browser a coisa nem sempre funciona, de resto alguns bugs e bloqueios e o pior é que algumas palavras por mais que as use não são sugeridas, mesmo já adicionadas!
    Por exemplo a palavra "em" não consigo usar como o deslizamento.

    ResponderEliminar