2019/02/20

Microsoft lança Timeline para o Chrome


Se são fãs da funcionalidade Timeline do Windows 10, poderão adicionar o histórico de navegação do Chrome a esse gráfico da actividade dos últimos 30 dias.

A Timeline no Windows 10 permite-nos recuar no tempo e ver que apps ou páginas visitamos em qualquer momento dos últimos 30 dias. Esta informação é sincronizada entre múltiplos equipamentos do mesmo utilizador, pelo que a ideia é poder sempre saber o que fez ou visitou, independentemente de estar no PC do escritório, no portátil, ou até num smartphone Android ou iPhone. A questão é que, embora isso funcionasse assim com o Edge, quem utilizasse o Chrome não teria acesso a esse tipo de informação detalhada, algo que a MS corrige com o lançamento da extensão Web Activities.

Com esta extensão instalada no Chrome, todo o histórico de navegação da vossa actividade no browser passará a ser sincronizada e relatada também na Timeline do Windows 10.

Por um lado, poderá parecer estranho estar a oferecer mais informação sobre nós à Microsoft. Mas por outro lado, temos que ter em conta que isto se destina a quem já estiver a utilizar a funcionalidade Timeline, e como tal, é de imaginar que se sinta confortável a partilhar essa informação. Caso contrário, o mais provável é que em vez da Timeline esteja a usar o WPD para limitar ao máximo a informação que o Windows 10 recolhe.

2 comentários:

  1. Pelo que percebi por este artigo do theVerge https://www.theverge.com/2018/7/16/17577112/microsoft-windows-10-timeline-chrome-firefox-support-extension. A extensão não é oficial microsoft

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é essa extensão, essa não era oficial.
      É através da extensão Web Activities da MS, como indica o link no artigo.

      Eliminar