2019/02/14

Notícias do dia

Samsung apresentou as novas TV QLED 2019 no Porto; dizer hifen 5 vezes faz crashar interface do iPhone; AppWatch identifica que apps estão a gerar popups em Android; Xiaomi Mi 9 será revelado a 20 de Fevereiro - o mesmo dia do Galaxy S10; bracelete inteligente Wena Wrist da Sony transforma qualquer relógio em smartwatch; Tesla Model 3 evita colisão com travagem de emergência; e Lima queria ser alternativa à cloud, mas o seu encerramento deixa 80 mil utilizadores pendurados.

Antes de passarmos às notícias, já foi seleccionado o livro FCA para esta semana, e temos por isso três exemplares do livro "Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações" para oferecer.

Google prepara Pixel mais económico - mas será económico o suficiente?



Com a transição dos Nexus para os Pixel a Google deixou para trás a ideia dos smartphones de referência a preços competitivos (algo que na verdade já tinha começado a ser feito com o Nexus 6), ao ponto de agora estarem a considerar o lançamento de um Pixel económico que acompanhe as duas variantes habituais.

O problema é que os rumores referem que a versão "económica" do Pixel terá como objectivo ser apenas mais barato que o iPhone XR, o que não será um bom indicador para quem esperasse ter um Pixel verdadeiramente económico.

... Será da forma que modelos como o Pocophone, e outros, continuarão a ser preferidos por grande parte dos consumidores.


Apple exige autenticação 2-factor aos developers


Para mostrar que com questões de segurança não se brinca, usar autenticação 2-factor deixará de ser opcional para os developers registados na Apple. Até ao final do mês todos os developers terão que activar este método de segurança acrescido, que evita que o roubo de uma password seja suficiente para se apoderarem de uma conta e fazer todo o tipo de estragos que se possa imaginar.

Aproveitando a recomendação, considerem também passar a utilizar este método em todos os serviços que o permitam - ou, pelo menos, naqueles que serão de importância mais crítica, como o serviço de email (assumindo que outros como o de contas bancárias ou serviços de pagamentos também já o farão obrigatoriamente).


Apps pirateadas no iOS com distribuição via certificados de empresa


Depois de se ter descoberto que tanto o Facebook como a Google estavam a usar os seus certificados privados para distribuir apps entre utilizadores sem passarem pela App Store, vem-se agora descobrir que a prática é afinal bastante mais comum - e preocupante - do que se imaginava. Há empresas que estão a usar esse mesmo método para distribuir apps pirateadas no iOS, como o Minecraft, Pokemon Go, Spotify, Angry Birds, entre outras.

O fenómeno não se limita a apps pirateadas, havendo também outras empresas que usam certificados para distribuir apps de pornografia e jogos de dinheiro, que também estão proibidas de entrar na App Store. Um exemplo perfeito de que, há sempre forma de "dar a volta ao assunto", mesmo nas plataformas que à partida estariam "fechadas".


Apple vai apresentar serviço de streaming de vídeo e subscrição de notícias no próximo mês



A Apple marcou um evento para 25 de Março no qual se espera que apresente o seu serviço de streaming de vídeo - ao estilo Netflix e Amazon Prime Video - assim como um serviço de subscrição de revistas e jornais (embora aparentemente a Apple esteja pedir uma comissão de 50% que não está a agradar a estes últimos).

Este é um passo há muito esperado, e que se pode considerar de importância crítica para lidar com a redução das receitas dos iPhones, onde a Apple lida com a questão da saturação do mercado e a opção de um número crescente de clientes de ir adiando a troca de iPhones em vez de os trocar todos os anos ou de dois em dois anos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)